Passagem do Hospital de Santo Tirso suspensa

14 Dezembro 2015

A Câmara Municipal de Santo Tirso foi informada de que o acordo assinado pelo anterior Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia, relativo à passagem do Hospital de Santo Tirso, foi enviado para o Tribunal de Contas. Desta forma, o processo de transição, previsto para 1 de janeiro, está suspenso.

A decisão do atual Ministério da Saúde, liderado por Adalberto Campos Fernandes, surge dias depois da reunião mantida com o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto. Este encontro havia sido solicitado com caráter de urgência, logo após a tomada de posse do novo Governo.

Com a suspensão provisória do acordo de transferência do Hospital de Santo Tirso para a Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal reitera a necessidade de ver a unidade hospitalar a funcionar de acordo com as necessidades da população.

Lamentavelmente, o anterior Governo foi responsável pela contínua perda de valências do Hospital de Santo Tirso, uma medida que tinha como objetivo evidente tornar o Hospital obsoleto, com o argumento de que, como não produzia, seria necessário entregá-lo à Santa Casa da Misericórdia.

Para a Câmara de Santo Tirso, é essencial que o Hospital de Santo Tirso se mantenha no Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantindo a qualidade e equidade de acesso aos utentes. A autarquia congratula-se, assim, com a decisão do atual Ministério da Saúde, considerando que esta é uma boa notícia para a população dos três concelhos abrangidos pelo Centro Hospitalar do Médio Ave (Santo Tirso, Trofa e Famalicão).