Estrela de 14 metros marca iluminação de Natal em Santo Tirso

27 Novembro 2015

Santo Tirso viu esta sexta-feira ser inaugurada a iluminação de Natal. A Estrela – elemento que dá o mote às iluminações deste ano – está colocada na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal, com os seus 14 metros de altura. Iniciando-se uma semana mais cedo do que é habitual, as iluminações de Natal em Santo Tirso vão estender-se a 17 artérias da cidade, prolongando-se até ao dia 3 de janeiro.

Um momento performativo e cheio de luz marcou a chegada de uma pequena estrela que, através das mãos do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, acionou a iluminação de Natal da cidade. “Estamos aqui a cumprir, uma vez mais, a tradição do Natal. Mas mais do que o momento simbólico, a mensagem que gostaria de transmitir a todos é que a nossa programação tem por objetivo dinamizar o comércio local e promover o Município fora de portas”, realçou o autarca, na presença do presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), João Moreira.

A aposta na iluminação de Natal em Santo Tirso passa, este ano, por explorar o conceito da diversão, dado estar relacionado com a noção de família, convocando-se o poder de atração da cidade para fins como visitar, ou comprar as prendas de Natal. A estrela é o elemento visual central das iluminações de Natal e, por isso, todos os equipamentos municipais terão uma. As cores dominantes este ano serão o azul e o branco.

Ao todo, estão previstas cerca de 400 mil lâmpadas led, de baixo consumo. Para além da iluminação colocada em várias artérias da cidade, foi preparada uma iluminação especial para a fachada da Câmara Municipal de Santo Tirso, bem como das várias tendas que irão compor o Natal na Praça.

NATAL NA PRAÇA COM NOVO FORMATO
A par da iluminação de Natal, a autarquia preparou um conjunto vasto de atividades para a população. O Natal na Praça, cuja primeira edição decorreu no ano passado, volta à Praça 25 de Abril, com várias novidades, a partir do dia 18 de dezembro.

A primeira das quais, em termos de formato. A única tenda existente em 2014 vai dar lugar a sete espaços diferentes, dispersos pela Praça do Município, que se assumirão como a “aldeia” de Natal em Santo Tirso: a Casa do Pai Natal, a Oficina de S. José, o Pátio do Belchior, o Cantinho do Baltazar, o Jardim do Gaspar, a Cozinha da Maria e o Recreio.

Nestes espaços irão decorrer diferentes atividades, desde oficinas de cozinha, hora do conto, fantoches e jogos. Outra das novidades será a pista de gelo que irá ser montada no “Recreio”. Esta, estará em funcionamento entre 21 e 30 de dezembro e promete chamar miúdos e graúdos.

À semelhança do ano passado, serão, também, “oferecidos” passeios de charrete a quem comprar no comércio tradicional. Esta iniciativa da ACIST, com o apoio da Câmara de Santo Tirso, visa incentivar a compra nas lojas locais. Em troca, recebe-se um vale que pode, depois, ser utilizado no passeio de charrete.

Todas as atividades do Natal na Praça são gratuitas. Além destas, ainda será possível visitar, no átrio dos Paços do Concelho, a Exposição Internacional de Presépios, organizada em parceria com a Confraria do Caco, composta por 70 peças de coleções pessoais, a esmagadora maioria nunca antes expostas.

PASSAGEM DO ANO NA FÁBRICA
As boas vindas ao Novo Ano são já uma tradição na Fábrica de Santo Thyrso. Este ano, a Câmara Municipal volta a promover a passagem de ano naquele local, oferecendo entrada gratuita, bolo rei, espumante e chocolate quente.
A festa arranca às 22h00, com a atuação do grupo Top 5, seguida da tradicional sessão de fogo de artifício, pelas 24h00. A primeira madrugada de 2016 prolongar-se-á com a atuação de vários djs.