'Short Breaks' apresentado em Santo Tirso

19 Novembro 2015

Santo Tirso faz parte dos 86 concelhos que integram o roadbook. Um guia turístico, em formato de bolso, com sugestões apresentadas pela “Porto e Norte de Portugal”, que convidam a visitas aos principais pontos de interesse dos concelhos ou explorar os recursos naturais e paisagísticos. O Monte Padrão assume-se como um dos referenciados.

“A proximidade do nosso Município a Paços de Ferreira e à Área Metropolitana do Porto, os trilhos, o ambiente e a ecologia” foram os fatores que o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto realçou como essenciais para que Santo Tirso fizesse parte do novo roadbook.

Apresentado no passado dia 19 de novembro, no Centro Interpretativo do Monte Padrão, o guia turístico apresenta uma viagem pelos 86 concelhos que fazem parte da “Porto e Norte de Portugal”. A compilação está feita em 140 páginas. Neste pequeno livro de bolso, o turista encontra ideias para férias curtas, ou fins de semana prolongados à descoberta do Grande Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, com sugestões de paragem em pontos de visita em todos os concelhos indicados como principais focos de interesse.

“Nós fizemos uma proposta à Área Metropolitana do Porto para considerar o espaço do Monte Padrão, que tem cerca de 600 hectares, como superfície de interesse”. Proposta que, segundo Joaquim Couto, foi aceite. “Temos aqui um conjunto de interesses. Desde as Quedas da Fervença, no rio Leça, o próprio Castro de Monte Padrão ou até mesmo o Mosteiro”.

Aliado ao lazer está também a atração desportiva. Segundo o autarca Joaquim Couto, “o turismo ecológico, os trilhos, as provas de BTT e de Trails são, neste momento, pontos de interesse nesta zona”. Recorde-se que por aqui passou recentemente o Campeonato do Mundo de Trial.

De acordo com Joaquim Couto, o Centro Interpretativo do Monte Padrão e o Castro do Monte Padrão são os equipamentos culturais mais visitadas do concelho de Santo Tirso. Por ano, recebe entre 80 a 90 mil visitantes, daí a razão de estar integrado nas várias sugestões de visita neste “Short Breaks”. Também o licor de Singeverva ou os jesuítas são produtos referenciados neste guia.

Santo Tirso integra-se, assim, neste roteiro turístico numa aposta que vai de encontro à estratégia de promoção da Câmara Municipal. “Esta promoção interna do nosso Município na área do turismo e cultura constitui uma aposta até mesmo ao nível internacional. Nós temos um património imobiliário e paisagístico invejável. Sob o ponto de vista da cultura, temos também várias vertentes que podemos integrar em rede, nos roteiros. De tal modo que o turista que vem a Santo Tirso, já vem devidamente informado”.

O presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, esteve presenta na apresentação do roteiro, salientando que o Norte “tem potencialidades turísticas ímpares”. “Os últimos dados publicados voltam a revelar crescimento nas dormidas, nos proveitos totais, nos proveitos por aposento, na ocupação por cama… o que nos eleva a fasquia diariamente e nos torna mais exigentes no que queremos oferecer a quem nos visita. Esta sugestão de short breaks é mais uma resposta turística, cirúrgica, que pretende alargar as opções de visita adequando-as ao tempo disponível dos visitantes”, explicou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, “promover Santo Tirso numa rede alargada que se complementa com outros concelhos, envolvendo parceiros públicos e privados, é a estratégia que tenho defendido porque só assim, em conjunto, o território Porto e Norte de Portugal cria motivos para voltar”.