Já há 18 propostas para reabilitar Mercado Municipal e Feira

17 Novembro 2015

VENCEDOR É CONHECIDO ATÉ AO FINAL DO ANO

Já foram apresentados os projetos para reabilitação do Mercado Municipal e recinto da feira de Santo Tirso, no âmbito do Europan, um concurso internacional de ideias na área do urbanismo, aberto a equipas de arquitetos e outros profissionais da área, com menos de 40 anos. No último encontro em Bratislava, Eslováquia, foram apresentados os 1305 projetos para as 49 cidades participantes. Para os espaços de Santo Tirso chegaram 18 propostas. Até ao final do ano, será conhecido o vencedor.

O Fórum das Cidades e Júris – Europan13 deu a conhecer as propostas que equipas de arquitetos de todo o mundo apresentaram para a requalificação de diversos espaços urbanos colocados a concursos. No Europan13, ao qual Santo Tirso concorre com o Mercado Municipal e o recinto da feira, participam 15 países e 49 cidades. Para estas 49 cidades foram apresentados 1305 projetos, sendo que 18 contemplaram Santo Tirso.
Sendo uma prioridade da Câmara Municipal de Santo Tirso, o projeto da reabilitação do Mercado Municipal e área envolvente – recinto da feira semanal e espaços que ligam o mercado ao centro da cidade e o rio –, deve assentar numa reabilitação física, dos espaços, mas também de novos programas, novos conteúdos e novas formas de funcionar. “Queremos que seja um espaço vivo, com vitalidade económica e que sirva os cidadãos”, defende o presidente da autarquia, Joaquim Couto.
Construído em 1944, o Mercado Municipal recebeu apenas uma alteração de fundo na década de 90, com obras de requalificação. A proposta para o Europan é, agora, mais profunda e insere-se numa visão ampla, conjugando a vertente comercial de mercado citadino, inserida na sua função de uso – tanto permanente, no interior do edifício, como temporária, com eventos complementares da feira –, e na área envolvente.
Em Portugal, apenas três municípios foram selecionados para participar no Europan: Santo Tirso, Barreiro e Odemira /Azenhas do Mar. O Europan é uma federação europeia dedicada às questões urbanísticas e arquitetónicas, numa perspetiva de intercâmbio para jovens. Os concursos Europan mobilizam dezenas de cidades e envolvem mais de 2000 equipas de jovens profissionais. Dentro deste conceito, este projeto promove o desenvolvimento das cidades, distinguindo o mérito e a excelência.