Mercado de S. Martinho e Magusto em Santo Tirso

04 Novembro 2015

DIAS 14 E 15 DE NOVEMBRO, CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE INICIATIVAS PARA TODA A POPULAÇÃO

Castanha assada, água-pé, vinho, jeropiga e muita animação são os componentes que não vão faltar nas comemorações de S. Martinho, em Santo Tirso. A iniciativa prevê um mercado alusivo ao tema com a participação de 16 artesãos, na manhã de 14 de novembro, bem como a realização de um magusto municipal, na tarde de 15, na Quinta de Fora.

Comemorar o S. Martinho em tons de festa, valorizando as tradições e o turismo local. É este o propósito do Magusto Municipal, iniciativa promovida pela Câmara de Santo Tirso que, este ano, se faz em três momentos distintos e em locais tão emblemáticos da cidade como o Mercado Municipal e a Eira da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento.

O primeiro decorre já na próxima segunda-feira, na tradicional feira de Santo Tirso, com a distribuição de castanhas. O momento servirá para dar a conhecer à população os dois momentos altos das iniciativas previstas este ano pela autarquia.

Sábado, dia 14 de novembro, o Mercado Municipal será palco de um Mercado de S. Martinho, que decorre entre as 9h00 e as 13h00. Aqui, poder-se-ão encontrar cerca de 16 artesãos que darão a conhecer vários produtos associados à castanha, desde a bijuteria, à alimentação (como compotas ou bolachas), até à catanhoterapia (um tratamento à base de castanha).

Já no domingo, dia 15 de novembro, entre as 15h00 e as 18h00, e com o rio de fundo, será na Quinta de Fora – atuais instalações da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento – que irá decorrer o tradicional magusto.

Será um dos pontos altos da festa de S. Martinho em Santo Tirso, com um programa que conjuga animação musical com jogos tradicionais e, claro está, as castanhas assadas acompanhadas do bom vinho da região.

Durante a tarde, no Magusto Municipal, vão marcar presença o Grupo Musical de Santo André e o Grupo Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova. Com a ajuda de escuteiros do município, o público será também convidado a participar em diferentes jogos tradicionais. Num espaço decorado com alfaias agrícolas, carros de bois e outros elementos associados à época, não faltarão as indispensáveis castanhas assadas e o bom vinho da época. Se a tarde for de ‘verão’ como nos diz a célebre tradição de S. Martinho, então, estarão reunidos todos os elementos para uma grande dia de festa.