Câmara apoia Educação com mais de 4 milhões

22 Setembro 2015

O presidente da Câmara de Santo Tirso assinalou na terça-feira, dia 22 de setembro, o arranque do ano letivo 2015-2016, na Escola Básica de S. Martinho do Campo. Joaquim Couto anunciou que se estima que a autarquia invista, só este ano, 4,1 milhões de euros em obras de requalificação do parque escolar, refeições e passes de transporte.

Pela primeira vez, a Câmara assume a 100% os passes do ensino secundário, o que, no total, somando os restantes graus de ensino, totaliza um investimento de um milhão de euros nesta área. Além disso, pela primeira vez também, a Câmara garante também os lanches escolares a todos os alunos do 1º Ciclo, num investimento de 230 mil euros.

Quanto a obras de requalificação, a Câmara presidida por Joaquim Couto estima gastar cerca de meio milhão de euros, 125 mil euros dos quais em arranjos exteriores da EBI de S. Martinho do Campo. O projeto de melhoramento deste estabelecimento de ensino contempla a demolição dos prefabricados existentes e a implementação de vários equipamentos, entre os quais um campo de futebol com pavimento em resina sintética; campo de basquete, área em saibro, para o desenvolvimento de atividades com as crianças, jogos termoplásticos; horta pedagógica, mobiliário de exterior como bancos e papeleiras, caminhos, a ligar todos os espaços, áreas verdes de enquadramento, drenagem de águas pluviais, acessibilidades, com o objetivo de tornar o espaço acessível a todos. Paralelamente, será feito o alargamento do arruamento, criando condições de trânsito nos dois sentidos e um caminho pedonal.

A obra, que deverá iniciar-se no final deste ano ou início de 2016 com um prazo estimado em dois meses, tendo Joaquim Couto realçado que o alargamento e o arranjo dos acessos exteriores pretendem "acabar com o estrangulamento atual e facilitar a circulação", explicou Joaquim Couto.

Outros investimentos referem-se a Atividades de Animação e Apoio à família, bem como subsídios para material didático, visita de estudos ou aquisição de equipamentos informáticos e escolares, entre outros. Na área da ação social, o alargamento dos escalões A e B contempla um investimento de 50 mil euros que beneficia os alunos carenciados do 1.º ciclo. A Câmara de Santo Tirso vai, ainda, atribuir dez bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior, num investimento de 15 mil euros, verba igual à prevista para Prémios de Mérito Escolar.

Joaquim Couto também vincou ainda, durante o arranque do ano letivo, que a autarquia está a rever a Carta Educativa, bem como a Desportiva e, disse o autarca, a "apostar" no diálogo com municípios vizinhos como Trofa, Famalicão, Vizela, Maia ou Paços de Ferreira no sentido de "aproximar as políticas que possam resultar em projetos supramunicipais".

Após uma visita à Escola EB de S. Martinho do Campo, onde Joaquim Couto esteve acompanhado pela vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira, e do vereador adjunto Alberto Costa, o presidente da Câmara de Santo Tirso almoçou na cantina da Escola da Lage, na freguesia de Vilarinho, onde almoçou com a comunidade escolar.