Unidade de Saúde de S. Martinho já abriu

01 Junho 2015

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, assinalou esta segunda-feira a abertura na Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo, com uma visita ao local. “É com grande satisfação que damos por concluído um processo e que, finalmente, este equipamento fica à disposição dos utentes”, congratulou-se o autarca.

No final da visita, e em declarações aos jornalistas, Joaquim Couto considerou que as novas instalações vão melhorar o atendimento prestado aos cerca de 12 400 utentes abrangidos por esta unidade de saúde.

“São, de facto, instalações de excelência, de grande qualidade, pelo que esperamos que alguns dos problemas reclamados pela população possam ser resolvidos”, realçou.

Segundo informações prestadas no local pela diretora dos Agrupamentos de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa, Ana Tato, a Unidade de Saúde de S. Martinho tem atualmente sete médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos, mais um do que anteriormente.

Ainda de acordo com aquela responsável, está garantido que nenhum utente de Santo Tirso está sem médico de família. O rácio de utentes varia entre os 1900 por médico, e os 1700 por médico.

A Unidade de Saúde de S. Martinho abriu hoje pelas 14h00. Tem consulta aberta e funciona entre as 8h00 e as 20h00. Na visita ao local, Joaquim Couto esteve acompanhado pelo vereador da Coesão Social, Alberto Costa, e o presidente da União de Freguesias de Campo (S. Martinho), S. Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede), Marco Cunha.

A construção da nova Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo resultou de um protocolo entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a ARS/Norte e significou um investimento de cerca de um 1,1 milhão de euros.

As obras contemplaram a construção de um edifício de raiz. No piso superior, a nova Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo dispõe, para além de uma área de atendimento e secretaria, oito gabinetes médicos, oito gabinetes de enfermagem, três salas de tratamento, um gabinete polivalente e, ainda, um setor dedicado à Saúde Materna e Infantil, com zona de espera específica.

No piso inferior, dispõe de uma sala de reuniões, gabinete do coordenador, gabinete de planeamento e coordenação, sala de pessoal/cafetaria, vestiário de pessoal, depósitos de material clínico, terapêutico e de consumo, arquivo e, ainda, área para instalações técnicas, garagem e recolha temporária de resíduos sólidos.