Obra de Alberto Carneiro fica em Santo Tirso

29 Abril 2015

CÂMARA MUNICIPAL APRESENTOU PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE ARTE COM O NOME DO ESCULTOR

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, anunciou que a autarquia quer avançar com a construção do Centro de Arte Alberto Carneiro, onde a obra do escultor ficará em exposição permanente. O projeto foi revelado esta quarta-feira, altura em que se formalizou a doação de parte do acervo do artista plástico, avaliado em 1,5 milhões de euros. “É um orgulho e um prestígio para Santo Tirso receber a obra de Alberto Carneiro”, sublinhou Joaquim Couto.
Nesta primeira fase, são 10 as esculturas e 50 os desenhos que integram o património doado por Alberto Carneiro ao Município de Santo Tirso. Mas intenção do escultor é aumentar o número de obras, nomeadamente com o desenvolvimento do projeto do centro de arte.
O novo espaço museológico foi apresentado esta quarta-feira, durante a cerimónia de assinatura do Contrato de Doação de Obras de Arte. O principal objetivo deste espaço, como explicou Joaquim Couto, “é a gestão do acervo do escultor Alberto Carneiro, assim como a ampliação da coleção de arte da Câmara Municipal, através de doações e de aquisições diretas”.
O autarca de Santo Tirso lembrou que Alberto Carneiro “é um escultor de renome mundial”, com uma obra “ímpar” e até um pouco à frente do seu tempo. Por isso, acrescentou, “esta é uma oportunidade para, publicamente, expressar uma palavra de sincero agradecimento a Alberto Carneiro, por ter escolhido Santo Tirso. A Câmara tudo irá fazer para preservar este valioso património, disseminando e projetando a sua obra”.

Com espaço previsto na Fábrica de Santo Thyrso, o futuro Centro de Arte Alberto Carneiro estará vocacionado para a salvaguarda, preservação, investigação e divulgação da arte contemporânea, enquadrado numa estratégia que tem por princípio o desenvolvimento sustentável, a criatividade e a produção de conhecimento, cuja missão consiste em sensibilizar o público para a expressão artística.
A sua programação incluirá uma exposição permanente constituída por obras da autoria do escultor Alberto Carneiro e a realização de exposições temporárias dedicadas à arte contemporânea. “Queremos que este Centro se constitua como como um espaço de diálogo e de confronto de várias correntes artísticas, integrador e inclusivo, de forma a poder afirmar-se como um ponto de referência na dinamização de projetos inovadores, no âmbito das artes plásticas e desenvolvimento cultural da região onde Santo Tirso se insere”, aludiu Joaquim Couto.

1100 METROS QUADRADOS
O Centro de Arte Alberto Carneiro irá nascer num dos edifícios pertencente ao complexo da Fábrica de Santo Thyrso, com aproximadamente 1100 metros quadrados, composto por um piso térreo e uma área de cave.
Numa das salas, com cerca de 500 metros quadrados, ficará a exposição permanente das obras de Alberto Carneiro. Mas a atividade do espaço será reforçada por outras iniciativas de âmbito pluridisciplinar, nomeadamente de natureza científica e pedagógica, através realização de seminários e congressos e da implementação de programas educativos. A ideia passa por criar públicos, estimular a reflexão e originar uma relação estreita com a comunidade local, contribuindo assim para o seu desenvolvimento socioeconómico.
A segunda galeria será destinada a exposição de caráter temporária e o espaço contará, também, com a instalação de um centro de documentação (acervo documental, bibliográfico, digital, etc.), e de áreas destinadas a receção e loja, atividade administrativa e de apoio logístico à montagem de exposições.
A operação de reabilitação do edifício não irá alterar a volumetria atual, todavia, o edifício será integralmente dotado de novas infraestruturas, cumprindo elevados padrões acústicos e térmicos, procedendo-se em paralelo a uma consolidação estrutural geral, enquadrando-o e fazendo-o participar da lógica das intervenções recentes realizadas no complexo da fábrica, nomeadamente pela reinterpretação e modernização da sua aptidão linguística.
O projeto de construção do Centro de Arte Alberto Carneiro vai ser, agora, sujeito a candidatura a fundos comunitários, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio.