Câmara lança Projeto de Cidadania

16 Janeiro 2019

PROGRAMA CHEGA A MAIS DE 4 MIL ALUNOS DO CONCELHO, DO PRÉ-ESCOLAR AO SECUNDÁRIO

A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou esta segunda-feira, na escola EB1 de São Martinho o projeto + Cidadania. Com o objetivo de reaproximar os jovens da vida cívica e política, o programa abrange todo o ensino público, do pré-escolar ao secundário.

Chama-se + Cidadania e pretende cativar os jovens para uma sociedade mais responsável, mais solidária e mais participativa. O projeto lançado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta segunda-feira, na Escola EB 1 de São Martinho, vai envolver mais de 4 mil alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, e vai levar às escolas ações integradas com o objetivo de promover a participação cívica.

“Este é um projeto tem como objetivo aprofundar a democracia junto dos nossos jovens. Há um desinteresse crescente dos jovens pela política e com o + Cidadania queremos contrariar esta tendência e chamar a atenção para a importância da causa pública”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Despertar consciências para o tema da igualdade de género junto do ensino pré-escolar, promover o concurso de ideias “Se eu fosse presidente” no primeiro ciclo, desenvolver o projeto “Ser presidente por um dia” no segundo e terceiros ciclos e promover a simulação de um Parlamento Europeu nas turmas do ensino secundário, são algumas das ações que serão levadas a cabo no âmbito deste programa.

No ensino secundário haverá ainda lugar para sessões de esclarecimento sobre a Constituição da República Portuguesa, dinamizadas por alunos voluntários da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Todas as iniciativas pretendem contribuir para o reforço da participação dos jovens na vida cívica bem como para o aprofundamento do conhecimento do sistema de democracia representativa, nomeadamente o funcionamento dos órgãos autárquicos, por forma a promover um reforço da consciência crítica.