Santo Tirso tem dos sistemas de água mais eficientes do país

11 Janeiro 2019

RELATÓRIO DA ERSAR APONTA, AINDA, O MUNICIPIO COMO UM DOS QUE REGISTAM CERCA DE 100 POR CENTO DE QUALIDADE DE ÁGUA

O relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), publicado no final de dezembro, aponta Santo Tirso como um dos concelhos com o sistema de água mais eficiente do país. A percentagem de água não faturada no Município é de 9,75 por cento, o que contrasta com os 30 por cento da média nacional.

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Couto, Santo Tirso é o segundo Município a nível nacional com a melhor taxa de água não faturada, aquela que é desperdiçada no percurso entre a distribuição “em baixa” e as torneiras dos consumidores.

Santo Tirso está, assim, longe de fazer parte dos municípios que, em 2018, desperdiçaram um volume de água que dava para encher 281 piscinas olímpicas por dia, “porque tem um sistema de abastecimento público de água que cumpre todos os requisitos impostos pela ERSAR”, alude o autarca.

Para além disso, o mesmo relatório aponta Santo Tirso como um dos Municípios com cerca de 100 por cento de qualidade de água distribuída pela rede pública. O presidente da Câmara garante queos investimentos realizados na rede de abastecimento público de água contribuem decisivamente para os resultados obtidos pelo Município de Santo Tirso no que toca à qualidade da água e à percentagem de água não faturada, fruto de um modelo de gestão económica e ambientalmente sustentável”.

Por se tratar de um assunto relativo à saúde pública da população de Santo Tirso o executivo municipal, assegura Joaquim Couto, “tem vindo a desenvolver esforços no sentido de colmatar a necessidade de fazer chegar a água da rede pública à zona do Vale do Leça”. Algo que assegura estar prestes a ser desbloqueado e representa um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros “em baixa” e um valor quase semelhante “em alta”, a efetuar pela empresa Águas do Norte.

“Os investimentos no Vale do Leça na rede pública só não estão mais acelerados porque, na verdade, há um conjunto de Municípios que se ufanam de ter a água barata, mas não a pagam “em alta” à Águas do Norte”, explica, reforçando ser fundamental que os consumidores façam ligação à rede pública. Ligação essa que “no caso de Santo Tirso, é gratuita, quando na maioria dos Municípios portugueses tem custos”, conclui.