Concerto de Ano Novo na Câmara Municipal de Santo Tirso

09 Janeiro 2019

DOMINGO, ÀS 18H00, COM ENTRADA GRATUITA

O tradicional concerto de Ano Novo destaca, este ano, compositores como Joseph Dall’Abaco, Domenico Scarlatti, Antonio Vivaldi e Michel-Richard Delalande. O espetáculo acontece domingo, dia 13, pelas 18h00, na Câmara Municipal de Santo Tirso. A entrada é gratuita.

É uma “viagem pela música dos séculos XVII e XVIII para celebrar o ano novo”. Em palco, Alexandre Andrade, na flauta transversal, Vinícius Perez, no alaúde barroco, David Cruz, no violoncelo barroco, e Catarina Sousa, no cravo, interpretam temas de Joseph Dall’Abaco, Domenico Scarlatti, Antonio Vivaldi e Michel-Richard Delalande.

Alexandre Andrade tem no currículo uma presença internacional forte. É professor auxiliar do ISEIT-Viseu, Instituto Piaget (Portugal), professor Convidado da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal da Bahia (Brasil) e prof. de Flauta e Música de Câmara no Conservatório de Música da JOBRA (Portugal). Licenciou-se Ensino de Flauta Transversal, em Aveiro, estudou mestrado em Performance, na Irlanda, realizou uma Masterclass e seminário no Real Conservatório de Música de Madrid, para as classes de transverso e flauta moderna e doutorou-se em música, na mesma Universidade onde completou a licenciatura. Dá concertos e formação na área da Música Antiga em Portugal continental, Açores, Espanha e Brasil.

Foi no Brasil que nasceu Vinícius Perez. Iniciou os estudos musicais aos seis anos, com a guitarra clássica. Concentrou-se, mais tarde, nos instrumentos antigos de cordas beliscadas, particularmente o alaúde. Frequentou a prestigiada Schola Cantorum Basiliensis na classe de Hopkinson Smith e apresenta-se regularmente como solista e como acompanhador. O seu primeiro CD solo, "The Galant Lute", é o resultado de sua pesquisa na prática de performance historicamente instruída e do seu desejo levar o público moderno a experimentar o som do alaúde através de um repertório original e inédito.

Catarina Sousa é licenciada em cravo pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e mestre em Interpretação Artística e Ensino da Música em Cravo. Tem participado em inúmeros cursos, workshops e masterclasses de música. Participou no coro KoruS, foi pianista acompanhadora na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Alvares Cabral, em Belmonte, e tem desenvolvido diversos concertos pedagógicos em escolas destacando-se o Conservatório de Vila do Conde. Participa, atualmente, como cravista e organista (continuísta) na Orquestra Barroca de Mateus, Americantiga e Cappella dei Signori, sob a direção de Ricardo Bernardes.

David Cruz é membro da Orquestra de Jovens da união Europeia, realizando concertos em algumas das principais salas da Europa. Após completar a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra, continuou os seus estudos musicais na Universidade do Indiana, nos Estados Unidos e, em junho de 2014, concluiu o Doutoramento em Música na Boston University. Realiza concertos a solo e em música de câmara como violoncelista barroco e gambista com agrupamentos como Boston University Barroque ensemble e masterclasses em Portugal, Espanha e EUA. É atualmente professor de Instrumento, Música de Câmara e Didática Instrumental na Universidade de Aveiro e membro do Suggia String Quartet.