Arrancou a requalificação da Escola Básica do Ave

03 Setembro 2018

INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS VAI BENEFICIAR MAIS DE 500 ALUNOS

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, assinalou esta segunda-feira o arranque das obras de requalificação da Escola Básica do Ave. Esta é a última, das cinco escolas incluídas no conjunto de candidaturas apresentadas pelo Município a fundos comunitários, a ser intervencionada.

Remodelação das caixilharias, reabilitação das fachadas, substituição das coberturas de forma a remover o amianto, substituição dos pavimentos e reparação das paredes e de tetos interiores, são os principais trabalhos de requalificação numa escola que não era intervencionada há mais de 30 anos.
No total, são cerca de um milhão de euros de investimento, que vêm beneficiar mais de 500 alunos.
“Para esta escola estava definido um teto de 750 mil euros, pelo Ministério da Educação. Mas o entendimento da Câmara é que esse investimento não era suficiente, pelo que acrescentamos 360 mil euros do nosso orçamento municipal, para competências que são do Estado”, explicou, aos jornalistas, Joaquim Couto.
O autarca destacou ainda o esforço que a Câmara tem feito no sentido de dotar o Município de um parque escolar de excelência. “A educação é, assumidamente, uma prioridade para este executivo, e daí a aposta que temos vindo a fazer na melhoria do parque escolar do concelho”.
Severina Fontes, Diretora do Agrupamento de Escolas Afonso Henriques, congratulou-se com a intervenção que considera ser uma necessidade. “ É uma escola com muitos anos que começava a dar sinais de degradação. Contrariando até a tendência nacional, temos vindo a receber mais alunos, e há um grande desgaste”.
A requalificação da Escola Básica do Ave é a última intervenção, de um conjunto de cinco candidaturas apresentadas pelo Município a fundos comunitários. No conjunto destas cinco escolas, o investimento no parque escolar do Município é de 3 milhões de euros.
As obras vão decorrer de forma faseada, durante um ano, não havendo encerramento da escola.