Câmara inaugura Canil/Gatil Municipal

31 Julho 2018

INFRAESTRUTURA RESULTOU DE UM INVESTIMENTO DE 600 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou, esta terça-feira, o primeiro Canil / Gatil Municipal do concelho. No total, o equipamento, que resultou de um investimento de cerca de 600 mil euros por parte da autarquia, está preparado para acolher um máximo de setenta animais.

Santo Tirso tem a funcionar, a partir de hoje, um Centro de Recolha Oficial de animais de companhia (CRO). O equipamento, localizado no lugar da Ermida, em Santa Cristina do Couto, permite dar uma melhor resposta na proteção da vida animal, como explica o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

“A partir de agora Santo Tirso consegue ter uma resposta própria no que diz respeito às políticas de proteção da vida animal. Passamos a ter mais condições para a implementação de políticas que promovam o seu bem-estar, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento adequado e condigno dos animais abandonados, bem como na promoção de ações de incentivo à adoção e combate ao seu abandono”, refere.

Até agora, no âmbito de um protocolo estabelecido com Guimarães, a Câmara de Santo Tirso levava os animais recolhidos para o município vizinho.
O novo Centro de Recolha Oficial está equipado para acolher um máximo de setenta animais. Contruído numa área de 2.540 metros quadrados, o canil /gatil tem 20 boxes para canídeos, sendo uma delas para maternidade, quatro boxes para felídeos, quatro boxes para felídeos em quarentena, duas boxes para canídeos perigosos, duas boxes para canídeos em quarentena e uma box para outras espécies.

Para além do espaço para os animais, no edifício vão funcionar as dependências de apoio como vestiários / instalações sanitárias para funcionários, sala de preparação de refeições, zona administrativa e de armazenamento, consultório de atendimento veterinário, enfermaria e sala de cirurgia.
Em termos de serviços prestados, o Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso dará resposta ao nível da captura de animais vadios, recolha de animais ao domicílio, colocação de identificação eletrónica e vacinação antirrábica, bem como a esterilização dos animais que dão entrada no Centro de Recolha Oficial.

No equipamento encontram-se já oito cães e um gato, todos recolhidos na via pública.

Inauguração canil gatil