Festas de São Bento com sete dias de animação

06 Junho 2018

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA OFICIAL CONTOU COM A PRESENÇA DE ANSELMO RALPH, UM DOS CABEÇAS DE CARTAZ DESTA EDIÇÃO

Foi apresentado, na última sexta-feira, o programa oficial das Festas de São Bento 2018. Durante sete dias, aquela que é a maior romaria do concelho contará com atividades para toda a família, entre concertos, “Há Baile no Largo”, “Arraial dos Carvalhais” e espetáculos de fogo de artifício. O momento da apresentação contou com a presença do cantor Anselmo Ralph, um dos cabeças de cartaz desta edição, que decorre entre 5 e 11 de julho.

Sete dias de romaria, com atividades para toda a família, são a promessa do programa oficial das Festas São Bento, apresentado na passada sexta-feira, no Café del Rock, em Santo Tirso.

“Vamos apostar num programa diversificado, com concertos de diferentes géneros, três dias de grande animação no “Há Baile no Largo” com a participação de vários DJ’s, e um vasto conjunto de outras iniciativas, como o Arraial dos Carvalhais. Há muito para ver, ouvir e fazer nas Festas de São Bento e, à semelhança dos anos anteriores, o que esperamos é ver a cidade cheia, não só de munícipes, mas também de visitantes dos concelhos vizinhos”, declarou aos jornalistas o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

A apresentação do programa oficial contou ainda com a presença do cantor Anselmo Ralph, um dos cabeças de cartaz desta edição. “Espero uma grande festa. Tenho boas referências do público do Norte, e espero fazer um bom espetáculo em Santo Tirso”, destacou.

A música é componente obrigatória naquela que é considerada uma das maiores romarias da zona norte. A Praça 25 de Abril voltará, por isso, a ser palco de grandes concertos. O primeiro a subir ao palco é Augusto Canário, na sexta-feira, dia 06 de julho. Segue-se o cantor angolano Anselmo Ralph, que promete uma noite de R&B e romantismo, onde não faltarão os seus grandes sucessos. O último concerto na Praça 25 de Abril tem lugar no dia 10 de julho, com a banda portuguesa de soul e funk, HMB. Todos os concertos estão marcados para as 22h00.

Já em dia de feriado municipal, celebrado a 11 de julho, Marco Rodrigues atua na Quinta de Fora, para uma Noite de Fado.

A par dos concertos, está de regresso a iniciativa “Há Baile no Largo”, que atrai, todos os anos, milhares de jovens ao Largo Coronel Batista Coelho. A partir da meia noite e até às 04h00 da manhã, são muitos os DJ’s convidados a animar a noite: Vítor Oliveira, Mauro Costa, John Diaz, Jorge Florêncio, DJ Tonny, Chinelos com Vida, Pedro Pimenta, DJ Echo Sounds e Los Bravos. O último dia de “Há Baile” contará ainda com uma atuação de Blaya.

As associações do concelho voltam a ter espaço próprio nesta festa, com um arraial a decorrer durante todos os dias de romaria, na Praça dos Carvalhais, convidando a saborear os melhores petiscos. Todos os dias, a partir das 19h30, o “Arraial dos Carvalhais” contará com várias atuações de artistas do concelho, como Filipa Martins, Ritmo CAID ou o Grupo Zés P’reiras, e no dia 7, a festa começa mais cedo, com uma tarde dedicada ao Folclore protagonizada pelo Rancho Etnográfico de Vila das Aves e pelo Rancho Folclórico Rosas de São Miguel de Vilarinho.

No primeiro dia de romaria, a tradicional arruada de bombos do concelho desfila pela cidade pelas 21h30, onde participarão diferentes grupos culturais. No dia 7, pelas 21h30, há ainda a inauguração da Praça Colorida, na Praça Conde de S. Bento, momento em que será apresentado mais um projeto artístico alusivo a São Bento.

Grande atração das Festas de São Bento são ainda os espetáculos de fogo de artifício. Este ano, a sessão de fogo piromusical na Praça 25 de Abril tem lugar na sexta feira à meia noite e a sessão de fogo de ar e cachoeira, na Ponte sobre o Rio Ave, decorre no dia 10 de julho, à mesma hora.

O caráter religioso da iniciativa também tem destaque, com Missas Dominicais a decorrerem na Igreja Matriz no dia 08 de julho, às 09h00/11h00 e 19h00. Em dia de feriado municipal há peregrinação a São Bento pelas 05h00; missas em honra do santo às 06h00, 08h00, 10h00 e 12H00, e ainda uma Missa Solene pelas 19h00.

O programa conta ainda com atividades paralelas, no âmbito da iniciativa “S. Bento a Mexer”. No dia 07 de julho há Caminhada de São Bento com saída da Câmara Municipal pelas 09h00; Milha Urbana na Avenida Sousa Cruz pelas 15h00 e Concurso de Pesca de São Bento, no Rio Ave, no dia 08 de julho, pelas 09h00.

O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt  .