Concertos e Masterclass no Festival Internacional de Guitarra

24 Maio 2018

SÁBADO E DOMINGO COM TREVOR GORDON HALL E MENG SU

Este fim de semana, a Câmara Municipal volta a trazer os grandes nomes da guitarra a Santo Tirso. Sexta e sábado, o Festival Internacional de Guitarra decorre no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, respetivamente, com as atuações do americano Trevor Gordon Hall e da chinesa Meng Su, que será ainda protagonista de uma masterclass.

Ainda há muito para ver e ouvir na 25ª edição do Festival Internacional de Guitarra. Promovida pela Câmara de Santo Tirso, e até dia 2 de junho, a iniciativa traz ao concelho os grandes nomes da guitarra.

Na próxima sexta-feira, o palco é o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, que contará com a atuação do americano Trevor Gordon Hall, com a sua técnica de fingerpicking. Conhecido como um dos 30 melhores guitarristas do mundo com menos de 30 anos, pela revista Acoustic Guitar, Gordon Hall é um instrumentista de Filadélfia, cujas composições se pautam por ritmos intensos a frases melódicas suaves.

Entre os espetáculos ao vivo e os álbuns, conquistou grande reconhecimento internacional que o levou a tocar por toda a América do Norte e Europa. Na busca de novos sons, Trevor Gordon Hall colaborou com vários construtores para projetar um novo instrumento, combinando a kalimba e a guitarra acústica, permitindo-lhe novas possibilidades para a música instrumental solo.

Já no sábado, pelas 21h30, é a vez da guitarra clássica ser destaque, tocada pela chinesa Meng Su. A artista começou a tocar guitarra aos cinco anos, revelando desde cedo um enorme talento que se viria a comprovar nos inúmeros prémios conquistados em concursos internacionais dedicados àquele instrumento. Facto ao qual não será também alheio os reputados professores com quem foi, depois, desenvolvendo os seus estudos, nomeadamente o maestro Manuel Barrueco, com quem mais tarde viria a gravar e a apresentar-se em concertos.

Com uma intensa carreira a solo, Meng Su é presença assídua nas mais prestigiadas salas de espetáculos, apresentando-se não raras vezes como solista de orquestra ou com o seu Beijing Guitar Duo, com quem publicou alguns álbuns, entre eles “Maracaípe” nomeado para Grammy Latino.

Meng Su apresenta-se em Santo Tirso para concerto mas também para ensinar o que sabe. A artista protagoniza uma masterclass no dia 25 de maio, pelas 14h30, também na Biblioteca Municipal.

O músico polaco Lukasz Kuropaczewski, que inicialmente atuava a 26 de maio, viu-se obrigado a cancelar o concerto previsto, por motivos de doença de familiar direto.

O Festival Internacional de Guitarra é organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e o Centro Cultural Musical (CCM). Diego Jascalevich Trio e Ricardo Ribeiro completam o cartaz, atuando nos dias 01 e 02 de junho, no Auditório Eng.º Eurico de Melo.

Os bilhetes para os concertos têm o preço de 7,5 euros (10 euros para o concerto de Ricardo Ribeiro) e podem ser adquiridos na Artave e nas FNAC’s de Santa Catarina e Norte Shopping. Os bilhetes para a masterclass podem ser adquiridos na Artave e têm o preço de 80 euros para executantes e 40 euros para ouvintes. Toda a informação sobre o Festival Internacional de Guitarra pode ser consultada em www.festivaldeguitarra.org  .

Meng Su