Santo Tirso volta a subir no 'ranking' das melhores cidades do país

13 Março 2018

ENTRE 86 CONCELHO DO NORTE, MUNICÍPIO É O 17º MELHOR POSICIONADO

Santo Tirso voltou a subir no “ranking” das melhores cidades do país em 2018. Entre os 86 concelhos da zona norte, o Município é o 17º melhor posicionado no “Portugal City Brand Ranking”, estudo que mede anualmente o impacto da marca de todos os concelhos portugueses em matéria de estratégia de promoção territorial. A nível nacional, Santo Tirso ocupa o 50º lugar, entre os 308 municípios portugueses, subindo dois lugares, comparativamente a 2017.

Depois de ter conquistado, em 2017, o 18º lugar, Santo Tirso volta a subir no “ranking” das melhores cidades do país, alcançando, entre os 86 municípios da zona norte, a 17ª posição. O “Portugal City Brand Ranking” mede anualmente o impacto da marca de todos os concelhos portugueses, nas áreas do Turismo (Visitar), do Investimento e Exportações (Negócios) e do Talento (Viver).

“Os parâmetros avaliados demonstram que a nossa estratégia de promoção tem funcionado, com resultados práticos e animadores. O conjunto de iniciativas que temos criado com vista a projetar o Município, nos últimos quatro anos, tem contribuído de forma decisiva para tornar Santo Tirso um concelho mais atrativo e mais competitivo, e, ano após ano, vamos demonstrando que estamos um passo mais à frente”, congratula-se o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

O “ranking” leva ainda em conta o trabalho desenvolvido pelos Municípios no que respeita à atração de turistas e ao aumento das exportações, duas áreas em que Santo Tirso tem vindo, paulatinamente, a dar cartas. Na categoria de Investimento e Exportações (Negócios), Santo Tirso ocupa um honroso 15º lugar entre os 86 municípios da região Norte, um número que Joaquim Couto considera ser revelador “da capacidade de internacionalização e investimento das empresas do concelho”.

Na área do Turismo (Visitar), Santo Tirso ocupa o 24º lugar, conseguindo subir três lugares, comparativamente a 2017. É conhecida, apontou o autarca, “a aposta que temos feito na dinamização turística e cultural do Município, a começar pelo Museu Internacional de Escultura Contemporânea que, no ano passado, recebeu mais de 20 mil visitantes, oriundos de todo o mundo”.

Além disso, “temos apostado em iniciativas e eventos de grande dimensão, como as Festas de São Bento e o Mercado Nazareno, que atrai cada vez mais turistas ao concelho, nomeadamente da Galiza”, acrescentou.

No último critério do “Portugal City Brand Ranking”, Santo Tirso ocupa o 18º melhor Município da zona norte para viver.

A nível nacional, Santo Tirso também apresenta resultados animadores, tendo subido dois postos. Entre os 308 municípios portugueses, o concelho ocupa atualmente o 50º lugar. Para o presidente da Câmara, estes resultados são “um forte incentivo para que o executivo municipal mantenha o rumo iniciado em finais de 2013”. “A nossa aposta nas políticas do turismo, de apoios sociais e de captação de investimento vai continuar”, garante Joaquim Couto.