Apoio a idosos de Santo Tirso ganha Comissão Municipal

06 Março 2018

ORGANISMO PRETENDE PREVENIR E RESPONDER A SITUAÇÕES DE NEGLIGÊNCIA OU MAUS TRATOS

A Câmara de Santo Tirso avançou com mais uma medida de apoio aos idosos e adultos dependentes, com a criação de uma comissão municipal que reúne dezenas de entidades, entre as quais a Segurança Social, estabelecimentos de saúde, PSP, GNR e Polícia Municipal. O objetivo, de acordo com o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “é melhorar a qualidade de vida” destas pessoas, através “da promoção dos seus direitos e proteção”.

A Comissão Municipal de Apoio a Idosos e a Pessoas Dependentes de Santo Tirso começou a funcionar esta terça-feira, com a tomada de posse de todos os elementos do núcleo operacional, presidido por Joaquim Couto. “Muitas destas pessoas estão a viver sozinhas, sem qualquer rede de suporte familiar e, por isso, necessitam de acompanhamento”, justificou o autarca, na cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Destinada a idosos com mais de 65 anos que se encontrem em situação de isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação seja uma ameaça ao seu bem-estar e segurança, bem como a adultos, com mais de 18 anos, em situação de dependência, esta comissão municipal pretende atuar em diversas vertentes.

Cabe ao Núcleo Operacional fazer a sinalização dos idosos e/ou adultos dependentes nas situações em que se verifiquem maus tratos físicos e psicológicos, abandono e negligência, isolamento e insegurança, sendo também da sua responsabilidade o desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e planeamento, em articulação com o Conselho Local de Ação Social.

Para cumprir os objetivos, acrescentou, “a Câmara de Santo Tirso considerou que pode e deve desempenhar um importante papel na ligação e articulação com as diversas entidades que podem intervir a este nível. Se trabalharmos em rede, com a Segurança Social, com os cuidados de saúde, com as autoridades policiais, podemos ter resultados mais eficazes e mais rápidos”.

O Instituto de Segurança Social, Centro Hospitalar do Médio Ave, Agrupamento de Centro de Saúde Santo Tirso/Trofa, GNR, PSP, Polícia Municipal, diversas instituições de Solidariedade Social, juntas de freguesia e idosos do concelho formam, juntamente com a Câmara, a comissão que tomou posse.

A Comissão Municipal de Apoio a Idosos e Adultos Dependentes junta-se a outras medidas que a autarquia de Santo Tirso já tem no terreno de apoio a esta população. Entre elas, o serviço de teleassistência a idosos isolados, o SOS Casa – programa destinado a pequenas reparações nas habitações –, o Santo Tirso Ativo – programa de apoio ao desporto sénior –, o Subsídio Municipal ao Arrendamento, ou o Fundo Municipal de Emergência Social.