Câmara aposta na sensibilização das crianças para a proteção civil

05 Março 2018

SANTO TIRSO É O ÚNICO MUNICÍPIO DO NORTE COM O TÍTULO DE CIDADE RESILIENTE

As escolas e os mais pequenos têm sido um dos públicos alvo das ações de sensibilização da Câmara Municipal de Santo Tirso, na área da Proteção Civil. No total das 36 escolas do 1º ciclo, já existem 31 Clubes de Proteção Civil, um número “demonstrativo do trabalho que tem sido realizado no Município”, realçou o vereador com o pelouro, José Pedro Machado.

A prevenção e redução dos fatores de risco, bem como a capacidade de resposta em caso de catástrofe foram práticas que deram a Santo Tirso o título de Cidade Resiliente, atribuído pela Organização das Nações Unidas no final de 2017 e que fazem de Santo Tirso o único Município como da zona norte com este reconhecimento.

“É muito importante que este tema seja trabalhado nas escolas e que estes alunos, desde pequenos, conheçam a necessidade de planear, prevenir e perceber quais são os riscos a que estão sujeitos todos os dias, no que toca à temática da Proteção Civil”, explicou aos jornalistas o vereador da Proteção Civil, José Pedro Machado, no final da abertura da mostra de meios que durante os dias de sexta-feira e sábado esteve patente na Praça 25 de Abril, no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil.

Elogiando o trabalho que também tem sido feito nesta área pelos professores das escolas, o autarca considerou que o segredo tem estado “na articulação” que tem sido realizada entre os estabelecimentos de ensino e o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Santo Tirso: “É magnífico saber que, entre as 36 escolas do Município, já existem 31 Clubes de Proteção Civil”.

As comemorações do Dia da Proteção Civil, assinalado mundialmente a 1 de março, foram assinaladas em Santo Tirso com um programa de atividades aberto a toda a população. A iniciativa, que decorreu entre 26 de fevereiro e 3 de março, contou com uma mostra de meios e recursos, sessões de esclarecimento e a presença de cerca de 1000 alunos nos Paços do Concelho, com o intuito de sensibilizar a população para “(Con)viver com o Risco”.

Sensibilizar a população para um esforço conjunto no intuito de promover uma sociedade com mais prevenção, segurança e qualidade de vida, foi o objetivo da Câmara de Santo Tirso e envolveu diversas instituições ligadas à Proteção Civil, desde as corporações de bombeiros, o exército, a GNR, a PSP, a Polícia Municipal e diversas associações.

Os mais novos tiveram a oportunidade de participar na mostra de meios e recursos que encheu a Praça 25 de Abril, e que contou com a participação de vários agentes da proteção civil, do concelho e do país. O momento contou ainda com uma demonstração de cães protagonizada pela Guarda Nacional Republicana.

O tema dos incêndios não passou ao lado no programa de comemorações. Com o intuito de deixar uma mensagem de prevenção, o Município promoveu, no dia 28 de fevereiro, uma sessão de esclarecimento relativa à defesa da floresta. “É muito importante que os proprietários limpem os seus terrenos, até 15 de março. Essa é uma atitude de responsabilidade e prevenção, que melhora todo o serviço que está relacionado com a Proteção Civil”, alertou José Pedro Machado.

Dia da Proteção Civil (7)