Ponte sobre o Rio Vizela já está aberta ao trânsito

15 Novembro 2017

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO ASSINALOU O MOMENTO

No dia 30 de maio, começavam os primeiros trabalhos de requalificação da ponte sobre o rio Vizela que liga as freguesias de S. Tomé de Negrelos e Vila das Aves. Esta quarta-feira, a travessia foi reaberta ao trânsito, resolvendo um problema de décadas. Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, esta é mais uma obra “com um grande impacto na vida das pessoas”.

A “nova” ponte sobre o rio Vizela já está aberta, menos de seis meses após o arranque da obra que permitiu o alargamento e substituição do tabuleiro existente por uma estrutura de betão armado, permitindo que a circulação automóvel se faça, simultaneamente, nos dois sentidos, o que até agora não acontecia.

Os trabalhos ainda não estão completamente concluídos, mas a abertura ao trânsito foi feita “por forma a facilitar a vida às pessoas que diariamente necessitam de utilizar este acesso”, como explicou Joaquim Couto, numa visita ao local, onde esteve acompanhado pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Vila das Aves, Joaquim Faria, e de S. Tomé de Negrelos, Roberto Figueiredo.

Além disso, acrescentou o autarca, “temos a decorrer as obras de requalificação do Nó do Barreiro, aqui bem perto, que também vão acabar por condicionar o trânsito. Daí a importância de termos esta ponte a funcionar”.

Com a abertura ao trânsito, continuarão a decorrer os arranjos envolventes na parte inferior do tabuleiro junto ao rio. “Dentro de sensivelmente um mês – apontou Joaquim Couto –, estaremos novamente cá para fazer a inauguração”.

A intervenção na ponte sobre o rio Vizela, no valor de 300 mil euros, permitiu aumentar a segurança de peões e condutores, mas também melhorar o acesso à fábrica do rio Vizela, que está a ser, aos poucos, reabilitada. Por isso, para o presidente da Câmara de Santo Tirso, esta obra é o início de um novo “fôlego” na reabilitação urbana desta zona do concelho.

Em termos de largura, a ponte foi aumentada em dois metros, passando para 5,70 metros de faixa de rodagem nos dois sentidos e ainda um passeio para peões com largura de 1,90 metros.