'O Norte Somos Nós': já pode votar no Museu Internacional de Escultura Contemporânea

07 Novembro 2017

VOTAÇÕES ESTÃO ABERTAS E DECORREM ATÉ 24 DE NOVEMBRO

Já estão abertas as votações para os prémios “O Norte Somos Nós”, promovidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em parceria com o Jornal de Notícias. A obra da autoria dos arquitetos Siza Vieira e Souto de Moura concorre na categoria Património, e volta a ser reconhecida pela sua qualidade arquitetónica e inovação.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em Santo Tirso, concorre entre 21 finalistas. As votações já estão abertas e podem ser feitas on-line, em http://onortesomosnos.jn.pt /, até 24 de novembro. Qualquer pessoa pode votar no site, uma vez por dia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, esta nomeação do Museu Internacional de Escultura Contemporânea “é mais uma forma de reconhecimento público da importância arquitetónica de um edifício que muito nos orgulha, da coautoria de dois pritzkers, os arquitetos Siza Vieira e Souto de Moura”.

“O Norte Somos Nós” é um galardão de reconhecimento público de instituições que promovem projetos de caráter inovador, e que tenham sido financiados pelo ON.2, o pacote regional do Norte dos anteriores fundos europeus (o QREN, o quadro comunitário que terminou em 2013).

O projeto de requalificação e construção do Museu Internacional de Escultura resulta do financiamento por esse pacote regional. O programa foi gerido pela CCDR-N e privilegiava sete áreas, refletidas nas sete categorias previstas no prémio: competitividade, inovação, investigação, inclusão, qualificação, sustentabilidade e património.

Entre seis mil projetos, a CCDRN selecionou 21 finalistas divididos por sete categorias. Os vencedores de “O Norte Somos Nós” serão conhecidos a 30 de novembro, pelas 21h00, numa gala no Museu do Carro Elétrico, no Porto.