Santo Tirso assinalou Dia Mundial da Saúde Mental

11 Outubro 2017

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA TEVE LUGAR NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Câmara Municipal de Santo Tirso e o Centro Hospitalar do Médio Ave assinalaram, esta terça-feira, o Dia Mundial da Saúde Mental. Sob a forma de conferência, a iniciativa teve lugar na sala principal do IMOD, na Fábrica de Santo Thyrso, e serviu para consciencializar a população para esta área ainda estigmatizada da saúde.

A Fábrica de Santo Thyrso recebeu, esta terça-feira, uma Conferência comemorativa do Dia Mundial da Saúde Mental. Promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Centro Hospitalar do Médio Ave, e alinhada com o Plano Municipal de Saúde, a iniciativa dirigiu-se a técnicos de intervenção social e de saúde e estudantes.

“A saúde é um dos eixos do desenvolvimento social e municipal, e cada vez mais a saúde mental deve ser trazida a debate e valorizada como prioritária. Iniciativas como esta conferência são cada vez mais importantes, porque envolvem a sociedade e as diferentes entidades, quebram estigmas e trazem à ordem do dia temas que necessitam ser abordados pela população. No caso da saúde mental há a necessidade, por exemplo, de alterar os nossos hábitos diários para prevenir o futuro”, declarou aos jornalistas o vereador da Coesão Social, José Pedro Machado, que participou na sessão de abertura.

O espaço de debate contou com duas mesas-redondas, com base nos temas “Interface entre a Saúde Mental e a Justiça: diferentes perspetivas” e “Redes Sociais e Cyber-Bullying: novos desafios para a Saúde Mental”.

António Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, destacou a importância do serviço de internamento, que estará a funcionar muito em breve. “Para além das consultas externas, o serviço ficará completo ao nível dos tratamentos. Teremos finalmente a área de internamento de saúde mental, que está agora a ser implementado aqui em Santo Tirso na unidade hospitalar”.

A conferência contou ainda com intervenções do Diretor Clínico do CHMA, da Diretora do Serviço de Saúde Mental do CHMA e os presidentes das Câmaras Municipais da Trofa e Vila Nova de Famalicão.