ISEP arranca com o primeiro curso técnico superior em Santo Tirso

27 Setembro 2017

TECNOLOGIA MECÂNICA INICIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA TOMAZ PELAYO EM MEADOS DE OUTUBRO

É o primeiro curso técnico superior do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) no concelho de Santo Tirso e vai arrancar já em meados de outubro na Escola Secundária Tomaz Pelayo. “É, sem dúvida, um grande passo para o nosso Município na área do Ensino Superior”, congratulou-se o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, no final de uma reunião com o presidente do ISEP, João Rocha, e o diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida.

Tecnologia Mecânica – Engenharia Mecânica e Mecânica Automóvel. É este o nome do primeiro curso na área do Ensino Superior do ISEP a abrir em Santo Tirso. Segundo João Rocha, este é o culminar de um processo de diálogo com a Câmara de Santo Tirso, no sentido de abrir cursos técnicos superiores profissionais no Município.

Para Joaquim Couto, “este é o primeiro passo para que outros cursos na área do Ensino Superior se possam instalar em Santo Tirso”. “Queremos um concelho competitivo na área da formação profissional, criando condições para que os nossos jovens possam, desta forma, ter um primeiro acesso ao Ensino Superior”, argumentou o presidente da Câmara.

Este ano, revelou o presidente do ISEP, “face ao número de matrículas, reunimos as condições para abrir este primeiro curso, na área da Tecnologia Mecânica, permitindo aos alunos de Santo Tirso terem aulas no seu concelho”. As aulas, acrescentou João Rocha, “irão iniciar-se em meados de outubro, com uma turma de 20 alunos”.

No final de uma reunião entre as três instituições, o diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, também se mostrou satisfeito com esta novidade: “Este curso vem de encontro a uma das áreas fortes da Tomaz Pelayo”. Além disso, “é mais uma oferta que se disponibiliza aos jovens do nosso concelho”, realçou.

As aulas arrancam já em meados de outubro e irão decorrer nas instalações da Escola Secundária Tomaz Pelayo e em alguns espaços cedidos pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de Ensino Superior de dois anos letivos, apostando numa componente muito ligada ao mundo real de trabalho, dado que no último semestre, o aluno é colocado em estágio numa empresas ou organização.