Câmara de Santo Tirso aposta na Mobilidade Sustentável

26 Setembro 2017

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, associou-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade com um passeio de bicicleta, na passada sexta-feira. Participando numa das iniciativas promovidas pela autarquia, Joaquim Couto lembrou que a mobilidade sustentável tem sido uma das apostas do Município, nomeadamente através do Plano de Mobilidade Sustentável.

“O nosso objetivo é devolver a cidade às pessoas, e, por isso, temos um plano de mobilidade que pretende, até 2023, dotar o Município de mais de 20 quilómetros de ciclovia, reestruturando os principais espaços públicos da malha urbana em prol dos peões, apostar num serviço intermunicipal de transportes públicos e reorganizar o estacionamento”, declarou.

A data, assinalada por toda a Europa, teve como objetivo alertar para a necessidade de mudança de comportamentos relativamente ao atual paradigma de mobilidade, assente na utilização do automóvel.

Recorde-se que em fevereiro, a Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou o Plano de Mobilidade Sustentável, que resultará num investimento da autarquia na ordem dos oito milhões de euros.

“A mobilidade sustentável é uma das grandes apostas do nosso Município. Temos que, paulatinamente, convencer as pessoas a encontrar alternativa ao carro. Para além das bicicletas e das ciclovias vamos ainda investir na aquisição de viaturas elétricas e na instalação postos de abastecimento para estas viaturas no concelho” explicou Joaquim Couto.

Durante todo o dia, estiveram disponíveis ao público bicicletas tradicionais e elétricas, tendo tido ainda lugar o passeio de bicicleta Santo Tirso Cycle Chic, que decorreu pelo centro da cidade. Na Praça Conde São Bento, houve ainda atividades dedicadas às crianças, de forma a sensibilizar para a correta utilização da bicicleta enquanto meio de transporte. A iniciativa estendeu-se ao Largo Coronel Batista Coelho, com ações de sensibilização ambiental e workshops de reciclagem.

A iniciativa foi realizada pela Câmara de Santo Tirso, em parceria com o Café do Rio, a Resinorte e a União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, várias atividades de forma a promover a mobilidade sustentável.