Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Projeto "Ag(Ir) para o Sucesso Escolar"

O problema do insucesso escolar encerra em si um conjunto de dinâmicas transversais e territoriais, cujo combate implica a sinergia de recursos e a complementaridade de respostas.

Foi neste âmbito que surgiu o projeto que a câmara municipal denominou de “Ag(Ir) para o Sucesso Escolar”.

Partindo de uma estratégia metropolitana, materializada num Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), Santo Tirso apresentou uma candidatura à obtenção de fundos comunitários para o desenvolvimento de um projeto que permitisse melhorar a qualidade das aprendizagens e assim reforçar os níveis de sucesso escolar, pese embora estes já se situarem acima das médias regionais e nacionais.

O interesse e mais-valias atribuídas ao projeto viriam a ser reconhecidos com a aprovação desta candidatura que, ao fim de três anos, irá envolver um investimento de cerca de 400 mil euros.

O Projeto “Ag(Ir) para o Sucesso Escolar” prevê o desenvolvimento de duas atividades, cuja organização foi assegurada em parceria com os agrupamentos de escolas/Escola da Ponte.

Partindo das necessidades identificadas por estes parceiros, o Projeto irá incidir a sua intervenção no 1.º ciclo do ensino básico, onde se começam a traçar os perfis de insucesso escolar.

Neste sentido, assume uma componente essencialmente preventiva, procurando agir a montante do problema, sempre numa perspetiva de promoção do sucesso escolar.

Assim, o Projeto “Ag(Ir) para o Sucesso Escolar” assume-se como um projeto da e para a comunidade, integrando o desenvolvimento de duas principais atividades:

1) Criação de um Centro Local de Apoio Integrado à Promoção do Sucesso Escolar, designado de “Centro Integra”, cujo funcionamento envolve a intervenção de uma equipa multidisciplinar e de um conselho consultivo, estruturas criadas com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de uma estratégia mais concertada, articulada e multidisciplinar em torno da problemática do insucesso escolar.

2) Plataforma "Santo Tirso Aprende +”: Proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia e facilitador da aprendizagem, assim como do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

Inclui conteúdos que integram o designado “Currículo Local”, possibilitando que os alunos conheçam o património material e imaterial do seu concelho, compreendendo a importância da sua participação na construção de uma comunidade melhor. Esta atividade contempla também a aquisição de 202 tablet’s, de kit´s de robótica e de ciências experimentais, equipamentos e recursos facilitadores de um processo educativo que se pretende mais dinâmico e interativo.

Foto PASE

A sessão de apresentação pública do Projeto “Ag(Ir) para o Sucesso Escolar” decorreu no passado dia 23 de janeiro, na EB de S. Tomé de Negrelos/EB da Ponte. O carácter inovador, diferenciador e agregador do projeto explica o reconhecimento e divulgação de que tem sido alvo, tendo vindo a ser destacado como um exemplo de uma boa prática educativa a nível local e mesmo nacional.

Partilhar
ColorAdd Icone