Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Água

Grande parte do território do concelho de Santo Tirso é servido por um sistema multimunicipal do Norte de Portugal de captação, tratamento, adução e reserva, a que se designa normalmente como sistema "em alta". O sistema “em alta” assegura o fornecimento de água ao sistema “em baixa” que sendo constituído, este último, pelas redes de distribuição de água ao domicílio, faz chegar a água às construções abrangidas por rede pública.

A gestão do sistema “em alta” é assegurada pela empresa Águas do Norte, S.A., que é a entidade gestora e responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público, pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas (mais informações em www.adnorte.pt)

Através da celebração do contrato de parceria pública entre o Estado Português e alguns municípios da região do Noroeste, na qual se inclui o concelho de Santo Tirso, a empresa Águas do Norte, SA assumiu a responsabilidade da exploração, gestão e expansão dos sistemas de saneamento” em “baixa”, neste Município.

Tarifario_de_Santo_Tirso 

Regulamento_de_Aplicacao_de_Tarifarios_Especiais_no_Sistema

Estrutura_Tarifaria_e_de_Faturacao_dos_Servicos_a_Particar_no_Sistema 

 

A INDAQUA Santo Tirso/Trofa é a entidade responsável pela concessão da gestão e exploração do Sistema Municipal de Abastecimento de Água dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa, a que se designa normalmente como sistema “em baixa”. A exploração deste serviço teve início a 2 de novembro de 1999 e a concessão tem a duração de 35 anos. Contempla a prestação do Serviço Público de Abastecimento de Água, dentro do perímetro territorial do Concelho de Santo Tirso, em zonas inseridas na União de freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Miguel e Santa Cristina) e Burgães, União de freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, freguesia de Rebordões, freguesia de Vila das Aves, freguesia de Vila Nova do Campo, freguesia de S. Tomé de Negrelos, freguesia de Roriz, freguesia de Vilarinho, União de freguesias de Carreira e Refojos, freguesia de Agrela e freguesia de Água Longa. (mais informações em www.indaquastirsotrofa.pt)

Tarifario_-_Indaqua

 

Boas práticas

  1. A agua é um recurso escasso. Utilize-a com moderação.
  2. Mantenha em bom estado de conservação as instalações e canalizações internas de água.
  3. Utilize os equipamentos tais como máquinas de lavar roupa e loiça com a sua carga máxima. Evite lavagens desnecessárias.
  4. Sempre que possível utilize redutores de consumo de água, quer nas torneiras, quer nos autoclismos.
  5. Feche sempre a torneira quando está a escovar os dentes ou quando ensaboa as mãos. Utilize-a apenas quando necessário.
  6. Faça bom uso da água. Não a desperdice em regas desnecessárias e nas horas de calor. Opte por soluções eficientes e económicas.
  7. Não polua a rede de drenagem de águas residuais com óleos e gorduras e outros produtos agressivos para o Ambiente.
Partilhar
ColorAdd Icone