Fábrica de Santo Thyrso
O projeto da Fábrica Santo Thyrso teve como filosofia reconverter um antigo espaço industrial, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso, fundada em 1898, num quarteirão cultural e criativo inserido na cidade de Santo Tirso, correspondendo às melhores práticas europeias de reconversão mas também memória de antigos espaços industriais.
A Fábrica Santo Thyrso engloba hoje um conjunto de valências para a dinamização económica e para a atração de jovens empreendedores:
- A Incubadora de Moda e Design (IMod), com a disponibilização de espaços para a incubação de novas empresas criativas na área que cruza a Moda e o Design. Está numa fase avançada de preparação um novo concurso visando o apoio a projetos no âmbito do empreendedorismo em Design de Moda;
- O Centro de Empresas e de Inovação, para acolhimento de empresas inovadoras, com um focus em indústrias culturais e criativas, de modo a criar sinergias com os projetos em desenvolvimento na Incubadora de Moda. Estão instaladas 7 empresas. Prioridade para as Indústrias Culturais e Criativas;
- Uma Nave Cultural, preparada para acolher uma diversidade de eventos;
- Serviços comuns e amenidades.
Em fase de preparação, novos ativos e valências a instalar na Fábrica:
- Um núcleo de formação profissional (MODATEX).;
- Uma Tecidoteca;
- Centro de Artes Alberto Carneiro.
Para saber mais sobre a Fábrica Santo Thyrso, sobre as oportunidades de apoio ao empreendedorismo em Design de Moda ou sobre os espaços disponíveis no Centro de Empresas e Inovação, contacte o INVEST SANTO TIRSO.