Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Mobilidade Urbana Sustentável

A mobilidade é, hoje, tema central no discurso e reflexão sobre a cidade, correspondendo a um fator de forte territorialização e condição do modo e qualidade de vida das pessoas.

Seja por necessidade ou lazer, a mobilidade é inata às pessoas e existe enquanto existir relação entre as mesmas. 

Procurar uma mobilidade mais amiga das pessoas – porque melhor para o ambiente e para o território – é fundamental para uma construção de um território mais justo e equitativo.

Devolver a cidade às pessoas é a principal ideia de um plano de mobilidade urbana sustentável (PMUS) que até 2023 pretende dotar o concelho de mais de 20 quilómetros de ciclovia, reestruturar os principais espaços públicos da malha urbana em prol dos peões, apostar num serviço intermunicipal de transportes públicos e reorganizar o estacionamento.

Os objetivos essenciais do PMUS para a cidade de Santo Tirso são:

Objectivo 1 – Promover o crescimento da mobilidade intraurbana tendo por base um aumento muito significativo da preponderância dos modos de transporte suaves na forma de funcionamento das circulações de pessoas e veículos no espaço público central. Ao aumentar o grau de partilha entre diferentes modos de transporte e ao proceder-se ao aumento de canais de circulação/ estadia de pessoas e veículos de duas rodas, por redução do ‘espaço automóvel’, pretende-se alterar com algum significado o padrão de mobilidade urbano com benefícios claros para as condições ambientais locais.

Objectivo 2 – Obter para o espaço público central da cidade um primeiro percurso estrategicamente localizado, unindo sectores urbanos de forte relevância comercial/ serviços, ambiental, cultural e lúdica, e que possa ser uma referência do ponto de vista da sua plena utilização (acessibilidade), livre de barreiras ou quaisquer outros constrangimentos, por pessoas com mobilidade reduzida por factores estruturais ou conjunturais.

Objectivo 3 – Criar condições para o significativo aumento da utilização dos transportes colectivos urbanos, não só por razões de mobilidade da população, como ainda por razões de economia urbana, melhoria ambiental e sustentabilidade financeira do próprio serviço.

 

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para o município de Santo Tirso

 

Volume I – Estudo Acessibilidade Inclusiva Manual boas práticas

Volume II - Estudo de Reestruturação da Rede

Volume III - Rede de Ciclovias

Volume IV - Programa Base à Porta de 4 Escolas e Sistema Pedonal

Volume V - Projeto Base - Memória Descritiva

Volume VI - Hierarquia Rodoviária CC Politica Estacionamento

Volume VII - Anexo - Programa Ação do PMUS

Partilhar
ColorAdd Icone