Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Parque Urbano da Ribeira do Matadouro

A criação do Parque Urbano tem como finalidade requalificar ambientalmente uma área com fortes aptidões paisagísticas, em terrenos que integram a antiga “Quinta do Tapado”, uma unidade agrícola encaixada no vale da ribeira do Matadouro.

Esta área que se insere na proposta de estrutura verde urbana da cidade e estrutura ecológica municipal, colmata a zona central da cidade de Santo Tirso, e constitui conjuntamente com os terrenos pertencentes ao Mosteiro de S. Bento e do vale do Rio Ave uma cintura verde da área construída.

A intervenção, em curso, corresponde à construção da 1ª Fase do Parque Urbano da Ribeira do Matadouro.

Pretende-se criar um espaço verde voltado para a interpretação da Natureza, aberto à população e estimulando formas ativas e passivas de recreio. Vão ser criados percursos interpretativos, uma ciclovia, estruturas interpretativas em fibra de vidro, que se inserem na “Rota das Esculturas”, conceito enquadrado nas orientações da “Agenda 21 Local. Nestas estruturas estão incorporados o mobiliário e equipamento urbano.

O projeto é particularmente sensível no que se refere à preservação da vegetação arbórea existente e à integração dos equipamentos existentes e a construir.

Pretende-se ainda a articulação deste espaço com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

É também objetivo da intervenção minimizar a manutenção do parque, pelo que foram escolhidos materiais resistentes ao vandalismo bem como escolhidas espécies vegetais adaptadas às condições edafo-climáticas da região.

Partilhar
ColorAdd Icone