Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

CREATEX - Residências Criativas

Createxlogo HR orizzontale

Tens formação ou desenvolves atividade na área do design? Tens menos de 30 anos? Procuras inspiração em materiais de arquivo, relacionados com o Setor Têxtil e do Vestuário?

Então esta oportunidade é para ti.

No âmbito do projeto CREATEX, o Município de Santo Tirso irá apoiar a realização de 3 residências criativas. Os candidatos deverão ser jovens designers com menos de 30 anos, interessados no design de produtos contemporâneos no contexto europeu.

O objetivo deste apoio passa por permitir a realização de residências criativas no estrangeiro e em criar mini coleções de design de interiores, moda e têxtil, inspiradas na herança do setor têxtil e do vestuário. Estas mini coleções serão objeto de exposição internacional em diversos locais, juntamente com o catálogo respetivo, conferindo aos participantes uma importante oportunidade de visibilidade a nível europeu.

Os vencedores serão anunciados num evento público, em maio de 2019, realizado na Fábrica de Santo Thyrso. Como parte do evento, todos os candidatos participantes na seleção serão convidados a apresentar os seus projetos.

O programa de residência criativa inclui:

  • Uma viagem de estudo de inspiração para os participantes, em Boras (Suécia), com duração entre 5 a 7 dias (incluindo viagem), que ocorrerá na terceira semana de junho. Os designers estarão instalados na Nordiska Textilakademin, com visitas de estudo a empresas têxteis, a museus de arte e a museus têxteis na área envolvente, e participarão num ciclo de workshops;
  • Na terceira semana de julho, o programa de trabalho será complementado com intercâmbios de experiências com 3 jovens designers da Academia de Belas Artes de Lodz ( Polónia), que nesta data estarão na Fábrica de Santo Thyrso a desenvolver as residências criativas;
  • Conceção e criação de uma mini coleção (entre 2 e 5 itens) de têxteis / vestuário / acessórios de moda / design de interiores, livremente inspirada no património têxtil dos territórios envolvidos, usufruindo neste período de coaching especializado na Fábrica de Santo Thyrso.

Os designers interessados devem enviar a sua candidatura, através de We Transfer, até 17 de maio de 2019 para o endereço de email invest@cm-stirso.pt.

Documentos a remeter na candidatura:

  • Formulário de Candidatura, em formato PDF, devidamente assinado;
  • Vídeo de auto-apresentação do candidato em inglês, com duração de até 1 minuto, ilustrando muito brevemente a sua experiência educacional e profissional, os seus interesses no setor têxtil / vestuário / design / arquivo, e todos os outros aspetos considerados pertinentes;
  • Apresentação de design gráfico, com um máximo 10 páginas em formato PDF, de uma ideia / projeto para uma mini coleção (entre 2 a 5 itens) de têxteis / vestuário / acessórios / design de interiores inspirada no património têxtil dos territórios e materiais disponíveis no link http://createxproject.eu/inspiring-heritage/ (nome de utilizador e senha disponíveis na página indicada). O relatório, que deve ser escrito em inglês, deve ilustrar a conceção, inspiração e componentes criativos, bem como os elementos relacionados com a realização prática, os aspetos de produção, a comercialização e o modelo de negócio de referência.

Consulte as Normas de Participação aqui.

Partilhar
ColorAdd Icone