Workshop “Património Têxtil como fonte de Inspiração Artística e Criativa”

Createxlogo HR orizzontale

A herança do setor têxtil e o seu papel como inspiração para criadores e artistas é o tema em discussão no workshop de lançamento do projeto europeu CREATEX - Herança Cultural na Inspiração da Criatividade.

O Workshop “Património Têxtil como Fonte de Inspiração Artística e Criativa” decorre no dia 31 de janeiro, pelas 14h30, na Fábrica de Santo Thyrso.

A iniciativa contará com a participação da Universidade do Minho e de prestigiadas empresas têxteis do município de Santo Tirso.

O workshop “Património Têxtil como Fonte de Inspiração Artística e Criativa” tem como objetivo fomentar a discussão em torno do papel de criativos, empresas, docentes e poder público na preservação desta herança e na forma como esta poderá servir de inspiração para jovens artistas e criadores.

A inscrição no evento é gratuita e poderá ser formalizada através do telefone 252 809 120 ou via email para invest@cm-stirso.pt.

Programa do Evento:

14h30: Receção e Acolhimento aos Participantes

15h00: Sessão de Abertura
Joaquim Couto, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

15h15: Apresentação do Projeto CREATEX, Invest Santo Tirso

15h30: Fomentar a criatividade artística em territórios com herança e cultura têxtil
Joana Cunha, Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Têxtil

16h00: Maior Biblioteca de Tecidos do Mundo
Maria Assunção Fernandes, Fabrics4Fashion da CALVELEX

16h30: Mesa Redonda - As empresas têxteis de Santo Tirso e os seus contributos para a preservação da herança têxtil
Adalberto Faria, Adalberto Estampados
João Mendes, A.Sampaio & Filhos – Têxteis S.A