Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Biblioteca Municipal promove ciclo de filmes de Errol Flynn

14 Julho 2017
Cinema 1 980 2500

SESSÕES GRATUITAS, DIAS 26 DE JULHO, 9 E 23 DE AGOSTO

A rubrica da Biblioteca Municipal “Vamos ao cinema” convida ao ciclo de filmes dedicado ao ator Errol Flyn e ao realizador Michael Curtiz, ídolo de várias gerações. Dias 26 de julho, 9 e 23 de agosto, as sessões são dedicadas a uma época cinematográfica que ainda se estava a afirmar nas décadas de trinta e quarenta. A entrada é gratuita.

Conhecer melhor o universo cinematográfico e a realidade de história do cinema, é a proposta da Biblioteca Municipal com a rubrica “Vamos ao Cinema”. Dias 26 de julho, 9 e 23 de agosto, os velhos filmes de aventuras situados nas Caraíbas, onde piratas e corsários lutam contra a coroa inglesa, e ainda a imagem da Europa no rescaldo das cruzadas traduz a particularidade de juntar o realizador Michael Curtiz e o ator Errol Flyn, ídolo de várias gerações num cinema que ainda se estava a afirmar nas décadas de trinta e quarenta, do século XX.

“As aventuras de Robin Hood”, de Michael Curtiz e William Keighlev é o primeiro filme a ser apresentado, dia 26 de julho pelas 14h30. No século XII, quando o rei de Inglaterra Ricardo Coração-de-Leão é sequestrado na Áustria ao retornar das Cruzadas, o príncipe John tenta usurpar o trono, favorecendo os normandos invasores em detrimento dos saxões. Contra esta situação, o nobre Robin Hood organiza nas florestas de Sherwood um bando de salteadores e rebeldes. Enquanto ataca os normandos e rouba dos ricos para dar aos pobres, Robin aproxima-se de Marian, protegida do rei Ricardo, que o príncipe quer casar com o arrogante Sir Guy.

Dia 9 de agosto, pelas 14h30, é a vez de “Capitão Blood”, também de Michael Curtiz, estar em destaque. Peter Blood, um médico inglês injustamente condenado e degredado para as colónias do Novo Mundo, de onde se evade para se tornar um temível chefe de corsários. O filme apresenta o primeiro grande duelo de Flynn com o seu eterno “inimigo” Basil Rathbone, um dos mais emocionantes que o cinema mostrou.

“O gavião do mar”, do mesmo realizador, é o ultimo filme em destaque neste ciclo de concertos, dia 23 de agosto, pela mesma hora. Francis Drake, decide atacar, para a coroa britânica, navios espanhóis carregados de ouro da América. Capturado por eles, Thorpe descobre um plano espanhol para matar Elizabeth I, rainha britânica na ocasião, no século XVI. O filme contém uma fala da rainha encorajando os homens livres a não permitirem que o mundo seja dominado por um único império, um único homem. Essa fala também se aplica ao Reino Unido de 1940, então na Segunda Guerra Mundial, contra Hitler e seus aliados.

A entrada é gratuita.

Partilhar
ColorAdd Icone