Encontro Nacional de Minis de Andebol bate recordes em Santo Tirso

05 Julho 2017

INICIATIVA REGISTOU O MAIOR NÚMERO DE PARTICIPAÇÕES DE SEMPRE: 107 EQUIPAS, 65 CLUBES E 340 JOGOS

Durante quatro dias, Santo Tirso foi o palco do Encontro Nacional de Minis de Andebol de Masculinos e Femininos. Câmara Municipal, Ginásio Clube de Santo Tirso e Federação Portuguesa de Andebol promoveram aquele que é o maior evento desportivo da modalidade dedicado aos jovens andebolistas, e que registou, este ano, o maior número de participações de sempre.

No total 107 equipas, 65 clubes, 340 jogos e cerca de 1500 atletas marcaram em Santo Tirso o maior recorde de participações alguma vez atingido no Encontro Nacional de Minis de Andebol. Durante quatro dias, Santo Tirso foi do palco o maior evento da modalidade destinado a jovens andebolistas, organizado pela Câmara Municipal, pelo Ginásio Clube de Santo Tirso e pela Federação Portuguesa de Andebol.

A iniciativa, que decorreu entre 29 e 2 de julho, trouxe ao concelho crianças entre os 6 e os 10 anos, vindas de todo o país. “É um orgulho para Santo Tirso que o recorde de participações neste evento tão importante seja registado no nosso concelho. Esta é uma iniciativa que promove o município nas suas diferentes vertentes, que tem um impacto muito positivo na economia local e na divulgação turística do concelho, e que demonstra que somos um Município Amigo do Desporto. O feedback quer dos atletas, quer dos dirigentes desportivos foi extraordinário, e tenho a certeza que, seja numa vertente desportiva ou numa vertente de lazer, todos querem voltar a Santo Tirso”, regozijou-se Joaquim Couto.

A Escola Secundária D.Dinis, o Complexo Desportivo Municipal, o Ginásio Clube de Santo Tirso e o Pavilhão Desportivo Tomaz Pelayo foram os espaços desportivos onde decorreram os diferentes jogos. A festa contou ainda com insufláveis, Street Handball e brincadeiras com os amigos de quatro patas do Cão Vida Club.

Durante o evento, houve ainda lugar para recomendações da Cruz Vermelha de Santo Tirso e do Roteiro da Cidadania. No último dia os mais pequenos puderam ainda participar numa sessão de autógrafos com os andebolistas Bebiana Sabino, Ricardo Pesqueira e André Reis.

A cerimónia de encerramento premiou as equipas com mais Fair Play: o FC Gaia, nos masculinos e o CP Vacariça, nos femininos. O momento integrou ainda uma entrega de medalhas a todos os árbitros, voluntários, bem como a todos os 65 clubes presentes.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro e da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.