Biblioteca Municipal apela aos sentidos com oficina para os mais novos

12 Junho 2017

ATIVIDADES GRATUITAS TÊM LUGAR DIA 17 DE JUNHO, PELAS 10H00 E 14H30

Dia 17 de junho, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso promove duas oficinas dedicadas aos mais pequenos, associadas à temática dos sentidos. Pelas 10h00, os mais novos vão aprender a escrever “poesia” com materiais do quotidiano, no ateliê “Alfabetos Sensoriais”. À tarde, pelas 14h30, são convidados a construir um livro-objeto, pintado com ingredientes culinários.

Desenvolver a sensibilidade e a imaginação dos mais novos é a proposta da Biblioteca Municipal para o dia 17 de junho. Pelas 10h00, Marina Palácio orienta a oficina “Alfabetos Sensoriais”, baseada no livro ABC 3D, de Marion Bataille, com o objetivo de ensinar as crianças a escrever com os sentidos, criando um alfabeto sensorial precioso e único, experimentando escrever “poesia” com materiais do dia-a-dia.

Durante a atividade, os participantes vão ser convidados a sentar numa mesa recheada de sabores e odores portugueses e orientais, para “escrever e ler o Mundo com o corpo inteiro”. Destinado a crianças dos 4 aos 6 anos de idade, a oficina tem a duração de cerca de duas horas.

À tarde, pelas 14h30, terá lugar a oficina “Massa Folhada”, cuja metodologia é integrada nos programas curriculares de Estudo do Meio e Ciências da Natureza, Português, Expressão e Educação Plástica e Educação Artística e Tecnológica.

Marina Palácio volta a ser a orientadora deste ateliê, realizado a partir dos livros L’altalena, de Enzo Mari; Sombras, de Susy Lee e o Livro de Todas as Cores, de Merena Cottin e Rosana Faria. Nesta atividade, os mais pequenos vão poder construir um livro-objetivo, conhecendo o conceito através de alguns exemplos existentes no mercado editorial.

A sua construção resultará num livro-objeto individual pintado com ingredientes culinários, que explorará as potencialidades gráficas, lúdicas, sensoriais e estéticas da gastronomia e da literatura, sensibilizando-os para a sensibilidade e sentidos poético do quotidiano.

A oficina “Massa Folhada” destina-se a crianças entre os 6 e os 11 anos, e terá a duração de duas horas.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias, através do e-mail biblioteca@cm-stirso.pt ou do número telefone 252 833 428.