Novo recorde: jovens aderem cada vez mais ao Orçamento Participativo

31 Maio 2017

ASSEMBLEIAS PARTICIPATIVAS E SESSÕES DE ESCLARECIMENTO REUNIRAM CERCA DE 1500 JOVENS DE SANTO TIRSO

A democracia e os jovens de Santo Tirso estão cada vez mais perto. As assembleias participativas e sessões de esclarecimento da quarta edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso, promovida pela Câmara Municipal, registaram a maior participação de sempre: cerca de 1500 jovens do concelho quiseram conhecer a ação, e debater ideias sobre o Município.

Em 2017, a participação dos jovens no Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso, bateu recordes. A assinalar a sua quarta edição, a iniciativa promovida pela Câmara Municipal juntou 1129 jovens nas sessões de esclarecimento e 364 jovens nas cinco assembleias participativas, que decorreram por todo o concelho, mais do dobro do que no ano anterior. Das cinco assembleias resultaram oito projetos, apresentados por 19 jovens do concelho, individualmente e/ou em grupo.

Os projetos que passaram à fase seguinte são: “Smart”, de Carlos Silva, Gonçalo Viana, Ivo Oliveira e João Martins, da turma do 11ºN da Escola Secundária Tomaz Pelayo; “+ Bateria”, de Bruna Cunha e Francisca Nunes; “Bibliotecas de Jardim”, de Marta Pinto; “Jardim Erasmus+”, de Ana Catarina Gomes, Alexandre Martins, João Ferreira e Maria Silva, da Escola Básica de São Martinho do Campo; “Restauro de Lavadouros”, de Luís Ribeiro; “Turistar para Ajudar”, de Adriana Leal e Carla Camilo; “Cultura 365”, de Bruna Pinheiro, Joana Queirós e Sara Araújo e “Teenagers Wi-fi”, de Ricardo Lago e Ricardo Monteiro.

A média de idades dos participantes no OPJ 2017 é de 16 anos, este ano, e pela primeira vez, com todas as freguesias representadas. As áreas representadas nos projetos são o turismo, comércio e promoção económica, cultura, espaço público e espaços verdes, ação social, juventude, educação, trânsito e mobilidade, proteção ambiental e energia e modernização administrativa, os dois últimos temas novidade na iniciativa.

Destinado a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, residentes no concelho, o Orçamento Participativo Jovem visa reunir opiniões e contributos, e pôr em prática o espírito democrático dos jovens do concelho. Os projetos apresentados não podem ultrapassar o montante de 120 mil euros, e devem envolver o investimento no âmbito coletivo.

Em 2016, André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves foram os vencedores do Orçamento Participativo Jovem, com o projeto “Praia Urbana”, que ganhará vida junto ao terreno do passadiço pelo rio Ave.

A proposta vencedora do OPJ 2017 será conhecida até setembro.

OPJ 2017 (1)