Mimar chega a quase 800 alunos do concelho

10 Abril 2017

EDIÇÃO DA PÁSCOA DECORRE ATÉ DIA 18 DE ABRIL

Já está no terreno a edição da Páscoa do programa Mimar. Uma iniciativa da Câmara de Santo Tirso, iniciada em dezembro de 2013, que abrange todas as crianças do primeiro ao quarto ano de escolaridade. “Trata-se de um programa ímpar que permite garantir aos pais que os filhos usufruam de atividades de qualidade, durante as férias escolares”, realçou o presidente da autarquia, Joaquim Couto, na visita que realizou à Escola Básica da Agrela, na passada sexta-feira.

Cerca de duas dezenas de atividades, 50 animadores, 30 escolas públicas do 1º ciclo e quase 800 alunos. Este são os números do programa Mimar, edição da Páscoa, que arrancou no dia 5 de abril e se prolonga até dia 18.

Ciência, expressão plástica, dança, cinema, visitas de estudo, hora do conto, música… Para garantir atividades durante as férias escolares, a Câmara de Santo Tirso tem no terreno 50 animadores. Para os três períodos – Natal, Páscoa e Verão –, explicou o presidente da autarquia aos jornalistas, “estamos a falar de um investimento municipal de 250 mil euros”.

Um valor que, segundo Joaquim Couto, se insere nas políticas sociais que a Câmara de Santo Tirso tem para toda a população: “O programa Mimar abrange todas as famílias com crianças a frequentar o 1º ciclo de escolaridade, independentemente da condição económica”. “Este apoio é importante na exata medida que permite aos pais continuarem a ter os seus filhos na escola, sem encargos financeiros”, argumentou, após uma visita à Escola Básica da Agrela.

O programa Mimar foi idealizado pela Câmara de Santo Tirso para ir ao encontro das necessidades dos pais e encarregados de educação no acompanhamento e formação dos seus educandos nos períodos de interrupção letiva, desempenhando uma dupla função: educativa e social.

Por um lado, o Mimar pretende ocupar de forma lúdica, criativa e pedagógica os alunos do 1º ciclo do ensino básico, das escolas da rede pública, das 9h00 às 17h30, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção de estilos de vida saudáveis, pois proporciona experiencias enriquecedoras e diversificadas.