Concerto de Páscoa com Ensemble de Violoncelos de Santa Cristina

03 Abril 2017

DIA 13 DE ABRIL, PELAS 21H30, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

Uma noite de música, interioridade e fado é a proposta da Biblioteca Municipal para o próximo dia 13 de abril. Pelas 21h30, o Ensemble de Violoncelos de Santa Cristina protagoniza um “Concerto de Páscoa”, que terá como solista convidado Ricardo Gama, à guitarra portuguesa. A entrada é gratuita.

Com papel de relevo no ano litúrgico, a Páscoa é celebrada em todo o mundo cristão, tendo dado origem a algumas das mais belas composições musicais da história da música. Delas se dará conta neste concerto com o Ensemble de Violoncelos de Santa Cristina, na Biblioteca Municipal, que decorre no próximo dia 13 de abril, pelas 21h30.

Com direcção musical de David Cruz, o “Concerto de Páscoa” promete uma noite de música, interioridade e fado, contando ainda com Ricardo Gama à guitarra portuguesa, solista convidado. Neste espetáculo serão apresentadas obras de John Downland, Giuseppe Verdi, Carlos Paredes e do próprio solista.

Dirigido musicalmente por David Cruz, o Ensemble de Violoncelos de Santa Cristina surge como consequência natural das atividades desenvolvidas pelo Centro Internacional de Música de Santa Cristina. Sediado em Santo Tirso, o referido centro tem como principais objetivos o desenvolvimento de projetos musicais na área da performance e da pedagogia instrumental, orientada para jovens violoncelistas (estudantes e jovens profissionais).

Com o curso de guitarra portuguesa, concluído com notável aproveitamento no Conservatório Nacional de Lisboa, Ricardo Gama é professor deste instrumento nos conservatórios de música de Santarém e das Caldas da Rainha.

Do seu vasto e notável currículo artístico, destacam-se as colaborações com várias formações de jazz, mas também com projetos das áreas do fado e da música de câmara, bem como a colaboração com o mestre Fernando Alvim na conceção de espectáculos, alguns deles apresentados em mais de 40 auditórios no país e estrangeiro. Ricardo Gama participou ainda na gravação do disco “Os Fados e as Canções do Alvim”, que reuniu alguns dos melhores fadistas portugueses.