'Poesia Livre' vai andar por Santo Tirso

08 Março 2017

PROGRAMA REÚNE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES GRATUITAS, A PARTIR DE 9 DE MARÇO

Entre 9 e 26 de março, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove mais uma edição da “Poesia Livre”. “E o grito se fez verbo” dá o mote à iniciativa, que conta com um programa recheado de atividades, tais como exposições, declamação de poemas, recitais de poesia e oficinas criativas. Manuel Alegre será o poeta homenageado.

Declamações do ator Vítor de Sousa, acompanhado pela guitarrista Luísa Amaro, marcaram o arranque da iniciativa “Poesia Livre”. O programa oficial foi apresentado no dia 25 de fevereiro, no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, e deu a conhecer um conjunto de atividades gratuitas, que entre 10 e 26 de março prometem levar o texto lírico mais perto de Santo Tirso.

Grande destaque desta edição é o tributo a um dos poetas mais populares e interventivos de Portugal: Manuel Alegre. O autor será protagonista de uma sessão solene na Câmara Municipal de Santo Tirso, no dia 25 de março, pelas 21h30. Na mesma sessão será também homenageado o professor José Ribeiro Ferreira.

“Esta é uma iniciativa que abraçamos com grande entusiasmo. Após 40 anos sobre a conquista de abril, e no âmbito de um evento que é denominado “Poesia Livre”, é justo prestar tributo a Manuel Alegre, o poeta de combate mais cantado pelos músicos portugueses de intervenção. A sua poesia foi um hino à liberdade, transformando cada palavra num símbolo de esperança e de força para aqueles que resistiam, com persistência e sofrimento, à repressão que se vivia em Portugal antes do 25 de abril”, explica Joaquim Couto.

“E o grito se fez verbo” é o mote para a edição de 2017, tema que apela à cidadania, aos valores e à sociedade em geral, envolvendo escolas, universidades seniores e diferentes associações do concelho.

Marcado pelo seu caráter ecléctico, o programa contará com dezasseis dias de diferentes atividades, entre exposições, declamação de poemas, recitais de poesia, oficinas criativas, palestras e um peddy paper literário. No dia 21 de março há poesia no comboio numa viagem de Santo Tirso até ao Porto dinamizada pelos alunos da Escola Básica da Ponto.

O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt .