Apresentado projeto do Nó do Barreiro

13 Dezembro 2016

SOLUÇÃO ENCONTRADA PASSA PELA CONSTRUÇÃO DE ROTUNDA

Estão perto do fim os problemas de circulação do Nó do Barreiro, em São Tomé de Negrelos. A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou na última sexta-feira, dia 9 de dezembro, o projeto de reformulação que prevê a revisão do entroncamento da EN105, num investimento da autarquia de 1 milhão de euros.

É uma obra há muito reivindicada, e está agora mais perto de ser realizada. A apresentação do projeto de reformulação do Nó do Barreiro foi feita, publicamente, na última sexta-feira, na sede da junta de freguesia de São Tomé de Negrelos.

Com este projeto, a autarquia pretende pôr fim aos problemas de circulação no local, o que implica a construção de uma rotunda. A intervenção prevê toda a reestruturação do entroncamento da EN150, e intervenções na EM 209, na Rua do Espírito Santo e ainda no cruzamento da Casa do Povo, onde será criado o futuro acesso ao Centro Escolar.

“É uma enorme satisfação poder apresentar aqui um projeto que vai, finalmente, solucionar este constrangimento de trânsito grave. Esta é uma obra há muito reivindicada pela população de S.Tomé de Negrelos, mas que vai trazer grandes benefícios a todo o concelho. Este é um projeto muito complexo, não só pelos problemas criados pela geologia do terreno, mas por várias dificuldades, como a negociação das parcelas, e é por isso um enorme contentamento poder estar aqui hoje a apresentar esta solução” referiu o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, durante a apresentação do projeto.

Roberto Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, destacou a importância da obra. “Conheço bem os constrangimentos diários do cruzamento do Barreiro e por isso sei o quão necessária é esta obra. “ Admitindo que enquanto presidente de Junta este é um “sonho tornado realidade”.
Para além da construção de uma rotunda, o projeto implica ainda requalificação dos arruamentos e a intervenção ao nível da zona de circulação pedonal, rede de drenagens pluviais e iluminação. O investimento da Câmara Municipal é cerca de 1 milhão de euros.