Inaugurada a requalificação da Escola Básica e Secundária D. Dinis

03 Outubro 2016

CERIMÓNIA FOI PRESIDIDA PELO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, TIAGO BRANDÃO RODRIGUES

Foi inaugurada esta segunda-feira a requalificação da Escola Básica e Secundária D. Dinis, em Santo Tirso. O momento foi presidido pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

“A comunidade educativa e o Município de Santo Tirso deixam-me claramente satisfeitos”. Palavras de elogio do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcaram a cerimónia de inauguração da requalificação da Escola Secundária D. Dinis, esta segunda-feira, 3 de outubro. O momento contou com a presença de uma comunidade escolar em peso, orgulhosa das novas condições do espaço educativo.

“O que vemos aqui é uma escola absolutamente requalificada, com todas as condições para que o projeto educativo se realize em plenitude. Ao longo da visita, tivemos a oportunidade de estar nos espaços desportivos, nos laboratórios, de ver também a vivência diária de uma comunidade educativa que vive em pleno uma nova escola, e isso satisfaz-nos a todos. É fantástico ver os estudantes usufruírem plenamente do que é uma escola com excelentes condições”, declarou aos jornalistas Tiago Brandão Rodrigues.

A Escola Básica e Secundária D. Dinis conta agora com novos blocos, que incluem laboratórios de química, física e biologia, salas de aula específicas para a área das artes, uma biblioteca e um pavilhão desportivo renovados. Uma infraestrutura em plena harmonia com o espaço verde exterior, que terá acesso direto ao futuro Parque de Geão.

Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, a inauguração marca um momento importante para toda a comunidade escolar, e vem ao encontro do executivo municipal, que tem na Educação uma prioridade. “Hoje é um dia muito importante para Santo Tirso. Esta escola fica agora com uma requalificação de excelência, ligada à Biblioteca Municipal e, futuramente, com um acesso direto ao Parque de Geão, que permitirá aos alunos usufruírem das suas instalações. É um dia de festa sobretudo porque estamos a dar importância ao sistema educativo”.

Contudo, o autarca sublinha que para uma boa política de educação não basta investir em infraestruturas. “Medidas como os lanches e transportes escolares gratuitos, os rastreios da dislexia e oftalmológico, o diálogo intenso com a comunidade escolar, são parte de um processo global que começa na família e passa pela escola, com intervenção da Câmara, das juntas de freguesia e de tudo o que é comunidade no nosso Município. Santo Tirso é um modelo sob o ponto de vista global da educação, porque ao longo de trinta anos sempre manteve esta área como prioridade, e ao fim de três décadas orgulhamo-nos de constatar a excelência do nosso sistema educativo”, concluiu Joaquim Couto.

Iniciadas em 2011, as obras de modernização estiveram interrompidas durante vários anos, sendo retomadas após a criação do Agrupamento de Escolas D. Dinis. “Desde logo manifestei a minha preocupação junto do Ministério e me disponibilizei para ajudar a desbloquear o processo relativo à empreitada”, explicou Joaquim Couto. Reiniciada a 27 de abril de 2015, a requalificação atingiu um valor total de 9,5 milhões e euros.

Cláudia Soares, Diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis, manifestou as mudanças significativas que a empreitada traz à comunidade escolar. “Quando cá cheguei a obra estava parada, a maioria das aulas eram tidas em monoblocos, a circulação na escola era muito difícil porque tínhamos de percorrer a escola toda à chuva para chegar ao bloco que estava requalificado para ter aulas. Por isso, foi com muita satisfação que em abril de 2015 soubemos que a obra iria reiniciar. Esta é uma escola de referência aqui no concelho de Santo Tirso, gerações inteiras estudaram aqui, e é com muito ânimo que vêm a escola com novas condições, preparada para o futuro”.