Orçamento Participativo Jovem bate recorde de participações

05 Julho 2016

EM 2016, ASSEMBLEIAS PARTICIPATIVAS REUNIRAM MAIS DE 200 PARTICIPANTES

Já são conhecidas as cinco propostas finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2016, resultado das assembleias participativas que decorreram por todo o concelho. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a iniciativa alcançou, nesta edição, um recorde de participações: 207 jovens.

A edição de 2016 do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso já tem finalistas. Entre as nove propostas apresentadas, cinco garantiram lugar na fase final desta edição. Uma “Biblioteca de Jardim”, uma “Praia Urbana”, uma “Ciclovia”, um “Coreto no Parque D. Maria II” e o projeto “Sozinho em Casa” foram as propostas aprovadas este ano nas assembleias participativas.

Nestas sessões de participação pública, os projetos foram debatidos e sujeitos a aprovação, reunindo a participação de 207 jovens, um número recorde face às edições anteriores.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, a edição de 2016 tem já um balanço positivo. “Este ano, as propostas apresentadas pelos jovens estão mais estruturadas, melhor organizadas, e tivemos apresentações, por exemplo, com recursos multimédia e maquetes. São propostas muito viradas para o lazer, o ambiente, a cultura e para as questões sociais”, elogiou.

Depois de aprovadas nas assembleias participativas, as propostas serão apresentadas oficialmente, e seguirão para análise, discussão e aprovação técnicas pela Câmara Municipal de Santo Tirso

Promovido pela Câmara de Santo Tirso e destinado a jovens entre os 12 e os 30 anos, o Orçamento Participativo Jovem visa reunir opiniões e contributos da população jovem de Santo Tirso, permitindo adequar as políticas públicas e municipais às suas expectativas, e reforçando a qualidade da democracia.