Festas de S.Bento recebem subsídio no valor de 90 mil euros

15 Junho 2016

O executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, na passada quinta-feira, dia 9 de junho, por unanimidade, a proposta de atribuição de um subsídio no valor de 90 mil euros, à Comissão de Festas de S. Bento. Assumidas como um dos eventos-âncora da estratégia promocional da autarquia, para o posicionamento turístico do Município na região norte, as Festas de S. Bento representam a maior romaria cultural e religiosa de Santo Tirso, e trazem cada vez mais visitantes ao concelho.

Para Joaquim Couto, “os resultados alcançados nos últimos três anos são fruto de um esforço do Município e da Comissão de Festas de S. Bento em fazer um cartaz eclético e inovador, com a inclusão, ano após ano, de novos motivos de interesses e de novos conceitos”.

Cumprido está também o compromisso de não inflacionar, quer o subsídio anual atribuído pela Câmara Municipal, em linha com o praticado no ano anterior, quer o orçamento das festas, que se mantém inalterado face à edição de 2015. “É hoje reconhecido por todos que as Festas de S. Bento estão melhores e diferenciadoras, num esforço que tem sido possível compatibilizar com a necessidade de rigor orçamental e contenção na despesa”, explica o autarca.

A edição de 2016 volta a apresentar novidades, a principal das quais passa pela criação do “Arraial dos Carvalhais”, um espaço que, durante as quatro noites das Festas de S. Bento, reunirá tasquinhas numa das praças mais emblemáticas da cidade, bem como artistas populares do concelho.