INVEST Santo Tirso: Empresas do concelho exportaram 540 milhões de euros em 2015

07 Junho 2016

1º ANO DO GABINETE DE DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA CONTOU COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA ECONOMIA, MANUEL CALDEIRA CABRAL

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinalou esta manhã o 1º ano de atividade do INVEST Santo Tirso – Gabinete de Dinamização Económica. A sessão comemorativa decorreu na Fábrica de Santo Thyrso e contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que elogiou o papel da autarquia no apoio às empresas do concelho.

“Aqui em Santo Tirso não tenho nada a ensinar, tenho muito a aprender”. Foi desta forma que o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, elogiou os resultados apresentados esta terça-feira, na sessão comemorativa do primeiro aniversário do INVEST – Gabinete de Dinamização Económica. Criado pela Câmara Municipal em maio de 2015, este gabinete de apoio às empresas e investidores tem impulsionado a fixação e o investimento privado no concelho.

“Este primeiro aniversário do INVEST Santo Tirso e a presença do ministro da Economia têm para nós um significado muito importante, porque, no fundo, significa caucionar o trabalho que temos vindo a desenvolver para promover o investimento e acolher os empresários. Temos óptimos resultados para apresentar, e esses resultados mostram que estamos num bom caminho”, congratulou-se Joaquim Couto.

Só no ano passado, o valor de exportações das empresas de Santo Tirso atingiu os 540 milhões de euros, o que, para o autarca, destaca a grande importância do tecido empresarial concelhio. “Este ano já foram aprovados, até agora, 14 milhões de euros para investimento em 36 empresas. Ainda ontem tive notícia de uma outra empresa do concelho que tem aprovado um investimento em fundos comunitários de mais 14 milhões de euros. Temos o bom exemplo da WEG Euro, que viu aprovado um investimento de cerca de 15 milhões e criou 140 postos de trabalho”, explicou aos jornalistas.

Assinalando a data, foram assinados dois protocolos de cooperação, entre a autarquia e a Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal, e a Associação Seletiva de Moda. “Estes protocolos representam, por um lado, a capacidade de diálogo da Câmara Municipal com as instituições, porque é dessa ligação que nascem investimentos importantes para o município, e, por outro lado, o estímulo dos mecanismos próprios dessas instituições para a procura de investimento para o município”, explicou.

Durante a sessão comemorativa, o ministro da Economia elogiou o papel da autarquia no apoio às empresas. “Na apresentação aqui feita ouvi falar de facilitar a atividade empresarial, de formação das empresas e dos trabalhadores, da requalificação de áreas industriais e da colaboração em rede com centros tecnológicos, associações empresariais e empresas. Ouvi falar de uma Câmara e de um presidente que sabe qual é a estratégia que quer seguir, de um plano estratégico de quem apoia os empresários, de quem apoia quem quer investir em Portugal”.

Entre as suas várias vertentes, o INVEST Santo Tirso inclui uma Bolsa de Terras, o IMOD – Incubadora de Moda e Design, uma incubadora de base tecnológica e, mais recentemente, uma equipa fixa de trabalho. Para Manuel Cabral, este gabinete é um exemplo do que deve ser feito por todo o país. “Aqui em Santo Tirso não tenho nada a ensinar, tenho muito a aprender. Já pedi, aliás, a apresentação para poder usar essa informação em outras partes do país, como exemplo do que se pode fazer e do que se pode fazer melhor”, elogiou.

Ainda durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal e o Ministro da Economia inauguraram as novas instalações da empresa Macosmi, situada na freguesia de Vila Nova do Campo. Com quase duas décadas de existência e cerca de 180 trabalhadores, a Macosmi – empresa produtora de calçado – tem dado cartas fora do país, tendo já arrecadado alguns prémios internacionais. Nos últimos seis anos, a empresa sedeada em Santo Tirso conseguiu dobrar a produção, exportando atualmente 94 por cento daquilo que produz para países de toda a Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Visita do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral