Quim Barreiros, Pedro Abrunhosa e Deolinda no cartaz das Festas de S. Bento 2016

24 Maio 2016

NOVIDADE: “ARRAIAL DOS CARVALHAIS” JUNTA ASSOCIAÇÕES DO MUNICÍPIO

Já é conhecido o cartaz oficial da maior romaria do concelho de Santo Tirso, que decorrerá de 7 a 11 de julho. Quim Barreiros, Pedro Abrunhosa e Deolinda são os nomes musicais em destaque nas Festas de S. Bento, numa edição em que o “Arraial dos Carvalhais” é uma das grandes novidades.

Depois da criação do “Há Baile no Largo”, em 2014, e da “Praça Colorida”, em 2015, a edição das Festas de S. Bento apresentam, na edição desta ano, outra novidade: o “Arraial dos Carvalhais”. “Todas as noites, a partir das 19h00, esta praça reunirá tasquinhas das associações do concelho e fará ouvir alguns artistas do Município”, explicou o vereador da Cultura e presidente da Comissão de Festas, Tiago Araújo, durante a apresentação do programa oficial, na passada sexta-feira, dia 20 de maio, na Praça dos Carvalhais, que contou, aliás, com a atuação de Cláudia Duarte, jovem de Santo Tirso.

A festa continuará pela noite dentro, com os cabeças de cartaz – Quim Barreiros, Pedro Abrunhosa e Deolinda – a atuarem na Praça 25 de Abril, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso.

No dia de abertura, a 7 de julho, terá lugar a tradicional arruada de bombos do concelho, que assinala o cariz tradicional e popular das festas, com um desfile por toda a cidade. No dia 8, será inaugurada a “Praça Colorida”, pelo segundo ano consecutivo, e com novidades quer em termos dos materiais utilizados, quer na imagem que irá ser reproduzida.

Os concertos terão lugar na Praça 25 de Abril, com Quim Barreiros a atuar no dia 8 de julho, espetáculo que termina com uma sessão de fogo piromusical. Pedro Abrunhosa sobe ao palco no sábado, dia 9. Com Ana Bacalhau ao comando, os Deolinda atuam no domingo, dia 10 de julho, precedendo o espetáculo de fogo de ar e cachoeira sob a ponte do rio Ave, pela meia-noite.

“Tentamos que o cartaz das Festas de S. Bento tivesse diversidade de artistas e fosse ao encontro de toda a população. Esperamos que todas as pessoas que nos visitem se revejam no cartaz”, congratulou-se Tiago Araújo.

Segundo o vereador da Cultura, outras das ideias da programação deste ano “é envolver o comércio e as empresas do Município” nesta grandiosa festa. “Queremos, com o crescimento das Festas de S. Bento, torná-las ainda mais populares e um belíssimo cartão-de-visita para quem vier à cidade durante estes cinco dias”, explicou.

A apresentação do cartaz oficial contou com a presença de Pedro Abrunhosa, que já atuou em Santo Tirso. “ Estarei perante um público habituado a bons concertos, e é um público múltiplo, porque vem de todo o lado. E portanto esta é uma festa que nós fazemos com muito prazer, e estamos muito contentes por estar de novo aqui”, elogiou.

Depois das atuações, a festa continua no Largo Coronel Batista Coelho. A iniciativa “Há Baile no Largo”, de grande impacto nas duas últimas edições, volta este ano, e contará com três dias intensivos de muita festa e animação noturna.

O lado popular e tradicional das Festas do concelho não se esgota por aqui. No dia 9 de julho, as ruas da cidade serão palco de um desfile de fanfarras do concelho, e, no dia seguinte, a tarde será de folclore, na Praça dos Carvalhais. No último dia de comemorações, haverá ainda lugar para uma noite de fado, que decorrerá na Quinta de Fora.

Mas nem só de arraiais se fazem as Festas de S. Bento. A vertente religiosa assume grande destaque nesta romaria, com peregrinações que trazem milhares de pessoas ao concelho, como fez questão de sublinhar o padre Paulo Teixeira , também presente na apresentação do programa deste ano. No dia 11 de julho, dia de peregrinação ao santo padroeiro, terá lugar uma missa solene em honra de S. Bento, na Igreja Matriz, pelas 19h00.

Durante cinco dias, decorrerá ainda um programa de atividades paralelas. Para além da animação de rua pela cidade, a iniciativa “S. Bento a Mexer” promete não fazer esquecer as atividades desportivas, com uma Caminhada de S. Bento, uma Milha Urbana e um Concurso de Pesca. De 7 a 10 de julho, terão ainda lugar visitas organizadas por todo o património do concelho, através da ação “+ S.Bento”.