Alfa Pendular já pára em Santo Tirso

02 Maio 2016

VIAGEM INAUGURAL TEVE LUGAR NO PASSADO DOMINGO, DIA 1 DE MAIO

No passado domingo, dia 1 de maio, o Alfa Pendular passou, pela primeira vez, em Santo Tirso. O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, foi um dos primeiros passageiros desta viagem inaugural, sublinhando a importância desta nova linha no contexto económico e social da região.

Eram exatamente 11h30 quando o Alfa Pendular que liga Lisboa a Guimarães apanhou os primeiros passageiros em Santo Tirso: Joaquim Couto e Luís Freitas. Os dois juntaram-se à restante comitiva, composta por Freitas do Amaral, o presidente da CP, Manuel Queiró, e os presidentes das autarquias de Guimarães e Trofa, Domingos Bragança e Sérgio Humberto.

Para Joaquim Couto, a passagem do Alfa Pendular por Santo Tirso só traz vantagens para a região. “Esta mudança vai ter um impacto muito grande, não só nas deslocações casa/trabalho e trabalho/casa, mas sobretudo nas grandes deslocações que se fazem do Minho para Lisboa”, elogiou.

Segundo o autarca, a paragem no Município terá, como ponto destaque, um forte impacto ao nível económico. “O impacto que esta medida terá na atividade económica é inegável, porque esta passagem permitirá um novo tipo de flexibilidade nas relações empresariais. As zonas de Santo Tirso, Trofa, Guimarães e Vizela, têm um elevado número de pessoas que exercem uma atividade empresarial muito intensa e concentrada neste território”, explicou.

Com esta medida, a CP duplica a oferta de longo curso para Guimarães. As novas ligações têm um tempo de viagem entre Lisboa e Guimarães de cerca de 3h50m e potenciam o aumento das ligações de longo curso aos restantes destinos servidos pela CP, a nível nacional.

Manuel Queiró, presidente da CP, destacou o interesse da empresa em manter este tipo de serviço. “Temos interesse comercial em fazer este tipo de serviço para estas cidades, para estes concelhos e para estes passageiros, porque evidentemente esta mudança traz uma rentabilidade positiva, que acrescenta mas que também integra um sistema de mobilidade de base intermunicipal”.

O Alfa Pendular sai da estação de Santa Apolónia, todos os dias, às 8h00, pára em Santo Tirso pelas 11h30, e chega a Guimarães às 11h53. No sentido inverso, parte de Guimarães às 16h55, pára em Santo Tirso às 17h19 e chega a Lisboa, Santa Apolónia, às 20h40.

Relativamente aos preços dos bilhetes, uma viagem entre Lisboa e Santo Tirso custa 45,50 euros em classe conforto e 31,80 euros em classe turística. Se forem adquiridos uma semana antes, podem ficar por 27,50 euros (conforto) e 19,50 euros (turística).