Santo Tirso com fim de semana recheado de atividades culturais

30 Março 2016
“FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO” E CONCERTO DE PÁSCOA SÃO ALGUMAS DAS INICIATIVAS

São inúmeras as propostas culturais que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem preparadas para o próximo fim de semana. Entre “Atividades em Família”, um Concerto de Páscoa, o “Fim de Semana Gastronómico” e peças de teatro, o difícil vai ser escolher.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o cartaz cultural para o próximo fim de semana conta com um sem número de iniciativas. De 1 a 3 de abril, Santo Tirso convida à boa gastronomia, à aprendizagem e à cultura, com atividades que prometem agradar a miúdos e graúdos.

Durante os três dias, decorre o “Fim de Semana Gastronómico”, que conta com 21 entidades aderentes. Com ofertas e descontos, os restaurantes aderentes oferecem um copo de vinho de boas vindas e as unidades hoteleiras um desconto de 15% no alojamento, nas noites de sexta e sábado.

Mas esta iniciativa vai além da gastronomia. A Câmara Municipal promove ainda um programa paralelo com várias atividades, entre caminhadas, corridas, passeios de bicicleta, observação de aves, uma oficina de confecção de jesuítas e visitas ao Centro Interpretativo do Monte Padrão e à Unidade das Termas das Caldas da Saúde. Toda a informação sobre as atividades, bem como a lista de restaurantes aderentes está em www.cm-stirso.pt .

Sexta e sábado, também a Biblioteca Municipal será palco de várias iniciativas. Durante os dois dias estará patente a exposição “Ideias Despenteadas”. Com ilustração de Catarina Gomes, a mostra reúne um conjunto de trabalhos que integram o livro, com o mesmo nome, publicado em 2015: um livro com atividades para “pentear ideias” de (quase) todas as idades. De entrada gratuita, a exposição tem lugar das 9h00 às 19h00, na sexta feira, e das 14h00 às 18h00 no sábado.

Às 15h00 de sábado decorre o ateliê de escrita e construção plástica 2D “Se eu fosse um livro”. Integrado nas comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, o ateliê tem como objetivo a experimentação de materiais, a estimulação da autoconfiança, o aperfeiçoamento das competências da escrita, a introdução à relação do texto com e a imagem e a reutilização de materiais. De cariz gratuito, a atividade está sujeita a inscrição prévia.

Mas na Biblioteca há ainda espaço para a música. O Concerto de Páscoa acontece no sábado, pelas 21h30. O Ensemble de Violoncelos de Sta. Catarina e diferentes Ensembles de Câmara e solistas de Sta. Catarina interpretam obras de Bach, John Downland, Henry Purcel, Händel, e, entre outros, Ennio Morricone. Um concerto de entrada livre, com direção musical de David Cruz e participação da soprano Marina Pacheco.

Durante o mês de abril, João Tordo será o nome em destaque na Biblioteca Municipal. A iniciativa “Mês a Mês um olhar sobre…” terá o autor como protagonista, dando a conhecer a sua obra, que integra já mais de uma dezena de romances publicados e o prémio José Saramago.

“Atividades em Família” é outras das sugestões para o próximo fim de semana. No dia 2, pelas 16h00, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe o teatro “A História que procura o seu livro”. A peça fala-nos de uma nave espacial com dois ET’s, que têm como missão descobrir o Amor e levá-lo a salvar o seu planeta da destruição total. Deparam – se com um grande desarrumo: pequenos objetos, adereços, um livro sem folhas, folhas enroladas em fios de lã, tudo isto espalhado pelo chão. Surgem interrogações: “O que é que se terá passado aqui? O que terá acontecido?”. Destinada a crianças maiores de 4 anos, a peça tem entrada gratuita.