Câmara de Santo Tirso cria canil/gatil municipal

17 Março 2016
JOAQUIM COUTO LEMBRA QUE ESTE FOI UM COMPROMISSO ASSUMIDO COM A POPULAÇÃO

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai avançar com a construção de um canil/gatil no concelho. A proposta para contratação do projeto na especialidade foi aprovada esta quinta-feira, por maioria, em sede de reunião do executivo, e tem por objetivo criar uma resposta ao abandono e abate de animais, garantindo-lhes dignidade e condições de vida.

No seguimento de uma política de um concelho amigo dos animais, a Câmara de Santo Tirso vai construir um canil/gatil municipal. A proposta é considerada, pelo executivo camarário, como “um imperativo civilizacional e cultural”, que reconhece os direitos proclamados pela Organização das Nações Unidas e consagrados no Tratado de Lisboa da União Europeia.

Em declaração política no período da ordem do dia, o presidente da Câmara, Joaquim Couto, destacou que “os municípios têm um papel fundamental na proteção da vida animal, no controlo da sua população e na melhoria das condições físicas dos centros municipais de recolha de animais”. Neste sentido, a autarquia pretende, através da construção de um canil/gatil municipal, “desenvolver um trabalho de tratamento, adoção e sensibilização no combate ao abandono de animais no concelho”.

O canil/gatil municipal permitirá dar uma resposta estruturada e coerente para o problema da sobrepopulação animal, do abandono e do abate, garantindo, ao mesmo tempo, condições de vida com dignidade aos animais não humanos.

“É um compromisso que assumimos com a população de Santo Tirso. A construção do canil/gatil municipal é absolutamente crucial para pôr em prática uma verdadeira política de bem-estar animal, assente no tratamento condigno dos animais abandonados, na sensibilização contra o abandono e na promoção de programas de apoio e de adoção”, defendeu Joaquim Couto.