FUTURO: o projeto das 100 000 árvores estende - se às escolas do concelho

14 Março 2016
Primeiro o FUTURO foi às Escolas. Agora as Escolas vão ao FUTURO!” Este é o mote da iniciativa organizada para o próximo dia 19 de março, no Monte Padrão, em Santo Tirso, incluída na programação da comemoração do Dia da Árvore.

O objetivo é consciencializar a comunidade escolar para a importância das florestas urbanas nativas no bem-estar da população e colaborar com um papel mais ativo na criação e manutenção da área florestal.

O Castro do Monte Padrão, em Monte Córdova volta a receber no próximo dia 19 de março, a visita dos amigos e voluntários da Floresta. A atividade insere-se nas comemorações do Dia da Árvore com a manutenção da área florestal.

A ação inclui o projeto “adoção de uma área do Futuro” da “REDE de ESCOLAS do FUTURO”, iniciativa do CRE_Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, em que a Câmara de Santo Tirso é Município parceiro. A esta associação juntam-se três escolas do concelho, cujas candidaturas foram admitidas. O Agrupamento de Escolas D. Dinis aderiu à modalidade 1 da Rede de Escolas do Futuro: “Adoção de uma área do Futuro”, já o Instituto Nun’Alvres aderiu à modalidade 2 desta Rede: “Criação de um viveiro de plantas nativas”. Também a Escola Básica de Vila das Aves está envolvida no projeto, com a adesão à modalidade 3: “Valorização do espaço verde escolar”.

Assim, a partir das 9h30 o roteiro incide na manutenção da área florestal de Monte Padrão, com ações de limpeza.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, pelo CRE_PORTO e acompanhada pela ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e Equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso.