Santo Tirso com área de serviço para autocaravanas

08 Março 2016
ÁREA FICARÁ LOCALIZADA NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO PÃO DE AÇÚCAR

Santo Tirso vai ter uma área de serviço para autocaravanas. O projeto, da responsabilidade da Câmara Municipal, já está em marcha. O equipamento ficará localizado no parque de estacionamento do Pão de Açúcar, e servirá de apoio ao turismo itinerante, com vista ao desenvolvimento da economia local.

Com o objetivo de responder às necessidades dos autocaravanistas, a Câmara Municipal de Santo Tirso avançou com a criação de uma área de serviço. “O autocaravanismo é um segmento do turismo em forte expansão e uma atividade com cada vez maior importância para o desenvolvimento da economia local e para a promoção do turismo de território”, aludiu o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

A declaração foi feita na passada quinta-feira, depois de ter sido aprovada, por unanimidade, o protocolo de colaboração entre o Município de Santo Tirso e a Sociedade Auchan Portugal Hipermercados, proprietária do terreno onde ficará localizado o equipamento.

Este projeto faz parte de um compromisso assumido para com a população de Santo Tirso, nas eleições autárquicas. Desta forma, sublinhou Joaquim Couto, “a área de serviço para autocaravanas vem dar resposta a uma cada vez maior procura do território de Santo Tirso por parte dos autocaravanistas e contribuir para a promoção do concelho no plano interno e externo”.

Nesta área de estacionamento de autocaravanas será criada uma plataforma, dotada das infraestruturas necessárias aos despejos do lava loiças, duche e WC químico, lavagens dos equipamentos e abastecimento de água potável. Será ainda efetuada a beneficiação do espaço envolvente, de forma a uma melhor integração da área de serviço, e colocado o mobiliário necessário, de forma a criar as melhores condições de utilização.

Atualmente, decorrem os trabalhos de demolição e execução das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento. O projeto tem conclusão prevista para o final deste mês.

Assim que estiverem terminadas as obras, “Santo Tirso passa a ter as condições necessárias para a circulação, estacionamento ou paragem das autocaravanas, o que o coloca como um Município amigo dos autocaravanistas em Portugal”, concluiu Joaquim Couto.
Aliás, com esta medida, Santo Tirso será um dos primeiros municípios portugueses a aderir ao “Welcome Friendly Place”, uma marca registada, destinada aos autocaravanistas nacionais e estrangeiros. No site, podem encontrar informações gerais sobre o país e localidades aderentes ao programa.

Obras já se encontram a decorrer