Requalificação da Avenida Conde de Vizela no terreno

12 Novembro 2015
Lmm 7304 1 980 2500

OBRA NA FREGUESIA DE VILA DAS AVES CUSTARÁ 71,5 MIL EUROS

Já arrancaram as obras de requalificação da Avenida Conde de Vizela, na freguesia de Vila das Aves. A empreitada, da responsabilidade da Câmara Municipal de Santo Tirso, envolve uma intervenção nos passeios, com a criação de espaços ajardinados e zonas de estadia, num investimento de 71,5 mil euros.

O objetivo é que a Avenida Conde de Vizela se constitua como a ”porta de entrada” e espaço de receção principal a importantes interfaces da rede de acessibilidades, nomeadamente a estação ferroviária e a EN105.

Assim, a intervenção irá resolver os problemas que atualmente afetam, essencialmente, os peões, nomeadamente a deterioração do pavimento, devido à presença dos troncos em caldeiras isoladas dos exemplares arbóreos abatidos e os impactos.

A obra irá também fazer desaparecer o impacto visual e o desconforto climático gerados pela “atual” exposição e abertura da avenida face ao todo construído envolvente e à proximidade da linha ferroviária. Por outro lado, os bancos em betão serão todos recuperados, tornando a Avenida Conde de Vizela não só um espaço que privilegia o peão, mas também criando condições para zonas de estadia.

O projeto engloba, ainda, a requalificação das zonas das passadeiras e de acesso a escadas e rampas, seguindo o Manual de Boas Práticas o Programa de Mobilidade Sustentável para Santo Tirso. Estas zonas estarão, ainda, de acordo com o Manual de Uso de Pavimento Tátil na Via Pública, da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

As obras iniciaram-se no início do mês de novembro, prevendo-se que a requalificação este concluída até ao final de janeiro. A obra surge após o abate de árvores existentes naquele local, uma vez que apresentavam uma estrutura muito fragilizada que colocava em causa a segurança de pessoas e bens. Uma situação que foi concertada entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Lmm 7304 1 980 2500