Santo Tirso no TOP 5

22 Setembro 2015

MUNICÍPIOS COM MELHORES PRÁTICAS NOS PROJETOS E AMBIENTE

Santo Tirso está na lista dos cinco primeiros municípios, entre 43, aos quais foram atribuídas as bandeiras verdes ECOXXI, um projeto que visa premiar as boas práticas de sustentabilidade nas políticas municipais. “Este é o melhor resultado de sempre para Santo Tirso, desde que nos candidatamos a este galardão”, congratulou-se o presidente da autarquia, Joaquim Couto. Esta foi a primeira vez que o Município ultrapassou o índice dos 80%, garantindo um dos lugares mais cimeiros da lista.

Santo Tirso foi galardoado pelo sétimo ano consecutivo com a Bandeira Verde, resultado da candidatura apresentada ao projeto “Municípios Eco XXI” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Esta entidade reconheceu “a participação e empenho de Santo Tirso” e certificou o resultado atingido de 81,2% nesta candidatura. Mas, este ano, o concelho está incluído no top dos cinco municípios cujo índice ECOXXI ultrapassa os 80%, a par de Loulé, Cascais, Águeda e Vila Nova de Gaia.

Esta é a primeira vez, como explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, que conseguimos alcançar um lugar nos primeiros cincos municípios que apresentaram a candidatura. É um excelente resultado que pode deixar a gestão da Câmara de Santo Tirso orgulhosa”.

O projeto Eco XXI visa premiar as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelos municípios, nomeadamente a integração das preocupações de sustentabilidade nas políticas municipais. Tendo por base os objetivos da Agenda 21, procura, através de um sistema de 21 indicadores de sustentabilidade, avaliar o desempenho dos municípios em 13 temas chave: educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.

A qualidade ambiental e a educação para a sustentabilidade são assim essenciais na construção do Desenvolvimento Sustentável e essa, referiu Joaquim Couto, “tem sido uma aposta deste município, pelo que este galardão tem um significado acrescido para Santo Tirso: evidencia a importância de uma cultura de projetos e políticas sustentáveis, quer ao nível dos técnicos e decisores municipais, quer ao nível dos cidadãos”.